Se você já começa a chorar só de saber que tem cebola naquela receita culinária, este post vai te ajudar. Antes de ensinar nossos truques, saiba que chorar ao cortar cebola é algo comum e natural, afinal o ato de fatiar o legume faz com que ele libere um gás que provoca irritação nos olhos.
Felizmente, existem algumas formas de diminuir esse incômodo. Para não chorar mais enquanto estiver cortando cebola, siga as dicas desta lista:
O truque do ventilador
Duas das substâncias que são exaladas pelo corte da cebola são a enzima alinase e o óxido sulfúrico. Juntas, elas produzem o temido ácido sulfínico, que irrita os olhos e nos faz lacrimejar bastante. Uma forma simples e rápida de diminuir os efeitos do ácido sulfínico é simplesmente posicionar um ventilador ao seu lado enquanto estiver fatiando cebolas.
O eletrodoméstico, se estiver na sua direção e na altura da barriga, vai afastar essas substâncias do seu rosto e, por consequência, aliviar o chororô. Legal, né?
Afie bem a faca
É importante usar uma faca bem afiada para cortar a sua cebola. Isso faz com que as camadas do legume não sejam espremidas demais, evitando que a cebola libere aquele líquido cheio de substâncias que causam irritação nos olhos.
Lembre-se de redobrar os cuidados na hora de usar facas bem afiadas e, claro, de fazer isso sem crianças e pets por perto.
Acenda uma vela
Não é para pedir proteção aos céus, não! A vela acesa perto da tábua de cortar cebola atrai as enzimas que causam irritação nos olhos, diminuindo o desconforto. Um efeito semelhante acontece se você colocar, também do ladinho da tábua, um pote cheio de água quente. Fácil, fácil.
Se nada disso resolver, uma boa saída é apostar em óculos de proteção. Não vai ficar muito elegante, mas ajuda, pode ter certeza.