A melhor maneira de usar a queratina no cabelo envolve potencializar os efeitos e benefícios dessa proteína. No geral, o fio do cabelo possui diversos elementos químicos, mas a queratina é a principal, e chega a representar quase 90% da estrutura da fibra capilar.
No entanto, pode-se perder parte dessas estruturas que são essenciais para a saúde do couro cabeludo e dos fios ao longo do anos, principalmente quando submete-se o cabelo a processos químicos.
Sendo assim, a queratina pode ir se perdendo, e a reposição dessa proteína é essencial para evitar danos maiores. Confira mais a seguir:
Qual é a melhor maneira de usar queratina no cabelo?
No geral, a melhor maneira de usar queratina no cabelo é quando se tem fios danificados, especialmente após processos químicos como descoloração, alisamento, relaxamento ou permanente.
Sendo assim, essa proteína irá repor as substâncias que estão em falta no couro cabeludo, ajudando a reparar a fibra capilar e estimulando o fio a crescer.
Em todos os casos, deve-se aplicar o produto diretamente nos fios. A principal recomendação é seguir os passos:
- Lave bem o cabelo com shampoo e remova o produto completamente no enxágue;
- Remova o excesso de água do cabelo com uma toalha de algodão;
- Utilize a queratina, líquida ou em creme, no comprimento e nas pontas do cabelo;
- Deixe agir por alguns minutos, dependendo da indicação do rótulo;
- Por sua vez, aplique a máscara de hidratação acima da queratina;
- Deixe agir por mais alguns minutos, mas não supere 15 minutos de queratina no cabelo para não acumular resíduos no couro cabeludo;
- Enxague bem o cabelo e remova todo o produto;
- Finalize o tratamento com um creme de pentear ou óleo natural.