O Siamês é uma das mais antigas raças de gatos orientais, originária da Tailândia (anteriormente chamada de Siam). Os gatos dessa raça são conhecidos por suas personalidades inteligentes, leais e divertidas.
Além disso, você pode identificá-los facilmente por causa de suas características como olhos azuis e pelagem elegante.
Vamos conferir algumas curiosidades sobre o gato siamês a seguir:
1. É uma das raças de gatos mais antigas do mundo
Não há uma data específica que comprove sua origem, mas acredita-se que tenha sido a primeira raça a ser domesticada. Acredita-se que eles se originaram durante o século XIV na Tailândia.
Foi quando a raça apareceu inicialmente no manuscrito tailandês. Isso provavelmente deixa claro que eles são as raças de gatos mais antigas que se tem notícia no mundo.
2. É bastante sociável
Os gatos siameses são muito carinhosos e dóceis, e por isso, adoram a companhia de outras pessoas ou gatos. Eles são conhecidos por serem curiosos por natureza e muito inteligentes.
Eles também são uma escolha popular para pessoas que moram em apartamentos pequenos, pois são silenciosos e não fazem muita bagunça.
3. É um pet ideal para famílias com crianças
Devido à sua natureza dócil e personalidade afetuosa, o Siamês é uma raça popular para pessoas que querem um gato que seja fácil de cuidar. Esta raça também é ótima para pessoas que têm filhos, pois eles se dão muito bem com crianças.
4. É uma raça de gatos curiosos e inteligentes
Os gatos siameses podem ser descritos como criaturas bastante curiosas e inteligentes. Assim, eles são treináveis e capazes de fazer uma variedade de coisas como aprender a brincar de buscar e muito mais.
5. É uma escolha de personalidades famosas ao redor do mundo
A rainha Victoria era fã da raça. Além disso, a rainha Elizabeth II e o príncipe Phillip receberam um gatinho siamês como presente de casamento, e Elizabeth Taylor os amou tanto que teve alguns em sua casa e presenteou James Dean.
Como qualquer raça, os gatos siameses também precisam de cuidados como alimentação adequada, higiene e consultas regulares ao veterinário. Ao fazer isso, você pode garantir que seu gato tenha uma vida mais saudável e feliz.