Quando produtos como medicamentos, alimentos e outros itens perecíveis expiram, nós os jogamos fora. Mas, e a escova de dentes? Quando é necessário trocá-la?
Mais importante do que saber quando é preciso comprar uma escova nova, é necessário entender porquê essa troca deve ser feita regularmente. Uma escova de dentes é usada todos os dias para limpar os dentes. Por causa do uso frequente, ela pode ser um terreno fértil para bactérias.
Em suma, a escova de dentes deve ser trocada a cada três meses, aliás, existem muitos estudos mostrando que, após este período, as cerdas ficam fracas e param de ser eficazes na hora de limpar as gengivas e os dentes. Alguns sinais que você precisa trocá-la, incluem:
1. Cerdas tortas, sujas ou curvadas
As cerdas da sua escova parecem tortas ou curvadas? Se as cerdas mostrarem muito desgaste, é hora de comprar uma nova escova. Além disso, olhe para a parte inferior e veja se há detritos que não podem ser removidos.
Se houver, também é um sinal de que a escova precisa ser substituída.
2. Após ficar doente
Se você esteve doente recentemente é hora de considerar uma nova escova. Depois de ficar doente, você corre o risco de se infectar novamente ao usar a escova de dentes por causa do acúmulo de vírus e bactérias.
3. Armazenamento inadequado
As escovas de dentes precisam ser capazes de respirar para que os germes morram. Se uma escova de dentes for colocada em uma gaveta ou recipiente, as bactérias podem proliferar e levar a problemas de saúde bucal.
4. Tempo de uso
Se você não consegue se lembrar da última vez que trocou sua escova de dentes, então definitivamente é hora de uma escova nova. As escovas de dentes devem ser substituídas regularmente para obter a saúde ideal.
Por fim, vale lembrar que mesmo se você estiver trocando sua escova regularmente e ainda notar problemas de saúde bucal, procure um especialista.