A multa de trânsito mais cara de todo o país está acima dos R$ 17 mil. No geral, essa é uma penalização aplicada quando o condutor comete alguma infração, podendo variar no valor de acordo com a natureza do ato cometido.
Além disso, é somada a outras punições, como suspensão da carteira de habilitação, retenção do veículo e adição de pontos ao documento do motorista. Sobretudo, são medidas previstas por lei para garantir que o trânsito seja um lugar seguro para os condutores e pedestres.
Confira mais informações a seguir:
Qual é a multa de trânsito mais cara de todo o país?
A multa de trânsito mais cara de todo o país está disciplinada pelo Código de Trânsito Brasileiro (CTB), onde também constam as demais leis associadas a essa jurisdição no país.
Desse modo, a pessoa que organizar interrupção da circulação da via sem autorização deve pagar R$ 17.608,20, além de ter a CNH suspensa por 12 meses.
A lei está prevista no artigo 253, no primeiro inciso. Sendo assim, está classificada como uma infração gravíssima, cuja multa é multiplicada em 60 vezes na primeira ocorrência, mas pode ser duplicada durante a reincidência.
A legislação que prescreve essa penalidade alterou o Código de Trânsito Brasileiro em 1997, e consagrou-se como a Lei 9.503 na época da aprovação.
Além disso, é somada a essa penalidade a apreensão do veículo, pois na situação em que a lei foi proposta ocorreu uma reação do governo em relação ao protesto de lideranças dos caminhoneiros.
Durante protestos por melhores condições profissionais, alguns caminhoneiros acabaram bloqueando estradas importantes em 14 estados, o que justificou a mudança na lei.