Mamífero mais antigo do mundo viveu no Brasil, afirmam cientistas

Segundo pesquisadores, a criatura parecida com um musaranho, que viveu há 225 milhões de anos, é o mamífero mais antigo até agora identificado.

Cientistas identificaram o mamífero mais antigo do mundo, anunciou o Museu de História Natural de Londres na última terça-feira (06/09). O animal, que se assemelha a um musaranho, viveu há cerca de 225 milhões de anos. Isso é 20 milhões de anos antes do que o mamífero mais antigo descoberto anteriormente.

continua depois da publicidade

Os pesquisadores estão entusiasmados com a nova descoberta, pois pode ajudar a esclarecer a evolução dos mamíferos modernos.

Brasilodon quadrangularis

Chamado de Brasilodon quadrangularis, o animal era uma pequena criatura parecida com um musaranho, com cerca de 20 centímetros de comprimento.

continua depois da publicidade

Pesquisadores do Museu de História Natural de Londres, do King’s College London e da Universidade Federal do Rio Grande do Sul em Porto Alegre fizeram a descoberta.

Fósseis de tecidos duros, como ossos e dentes, foram usados ​​pelos cientistas para as investigações, já que as glândulas dos mamíferos, que produzem leite, não foram preservadas em nenhum fóssil encontrado até hoje.

Até agora, pensava-se que o Morganucodon era o mamífero mais antigo. De acordo com os registros, datava de cerca de 205 milhões de anos. O Morganucodon, por suavez, possuía um corpo semelhante a um gerbil e um rosto comprido – e parecido – com os de musaranhos ou civetas.

continua depois da publicidade

Contudo, os registros odontológicos do estudo publicado no Journal of Anatomy datam o Brasilodon quadrangularis de 225 milhões de anos atrás. Isso ocorreu 25 milhões de anos após o evento de extinção em massa do Permiano-Triássico, que é a terceira e maior extinção em massa. Este evento fez desaparecer mais de 90% das espécies no oceano e 70% dos animais terrestres.

O Brasilodon é o vertebrado extinto mais antigo com duas dentições sucessivas – dentes de leite e uma permanente – também conhecida como difiodonte, disse o comunicado à imprensa.