Desde 2019, o Horário Brasileiro de Verão deixou de existir, após decreto do Presidente Jair Bolsonaro (PL) através do Ministério de Minas e Energia. O horário de verão está inativo no país há cerca de três anos, mas será que existem chances dessa medida ser retomada?
O horário de verão tem como principal objetivo gerar economia de energia, pois com o ajuste dos relógios é possível aproveitar a luz natural por mais tempo. Sendo assim, há menos consumo nos horários em que as famílias brasileiras estão em casa.
O horário de verão irá voltar?
Em agosto deste ano, o Ministério de Minas e Energia solicitou ao Operador Nacional do Sistema Elétrico que o retorno do horário de verão seja reavaliado, para identificar se existe necessidade dessa medida. Entretanto, a instituição afirmou que não há expectativa para adoção do horário de verão em 2022, mas não foi descartado para 2023.
No ano passado, o Ministério de Minas e Energia realizou uma nova reavaliação durante o período mais grave da crise energética, mas não foram observados benefícios relevantes para que a medida fosse implementada. A nota apresentada neste ano defende que houve uma alteração no horário do pico de consumo.
Com o crescente uso dos aparelhos e ar-condicionado, e as transformações causadas pelo trabalho remoto e híbrido, a medida poderia ser uma forma de reduzir o consumo excessivo. Entretanto, não é prioridade dos órgãos públicos responsáveis pela implementação.
Apesar disso, a contínua crise hidroenergética no país, e a pressão de empresários afetados pela pandemia faz com que o retorno do horário de verão seja discutido. No geral, acredita-se que essa medida poderia incentivar os brasileiros a ficarem mais tempo na rua, consumindo e favorecendo a economia nacional.