Auxílio Gás ainda terá 2 parcelas em 2022; saiba consultar benefício pelo CPF

Consulta do Auxílio Gás pelo CPF pode ser feita em plataformas gratuitas do governo. Benefício ainda terá dois repasses em 2022.

De acordo com o Ministério da Cidadania, o Auxílio Gás atende cerce de 5,4 milhões de famílias em todo o Brasil. O benefício realiza pagamentos bimestrais. Portanto, ainda restam duas parcelas em 2022 (meses de outubro e dezembro). Os depósitos podem ser consultados com o número do CPF.

continua depois da publicidade

O Auxílio Gás foi criado após a alta no preço dos combustíveis. O governo federal identificou que muitos brasileiros não teriam condições de comprar o botijão de gás de cozinha. Assim, uma ajuda de custos seria necessária.

Auxílio Gás terá duas parcelas em 2022 com valor de 100%

O Auxílio Gás faz repasses a cada dois meses. Como o último pagamento ocorreu em agosto, o próximo será em outubro e ainda haverá mais um em dezembro no ano de 2022.

continua depois da publicidade

Originalmente, o Auxílio Gás foi criado com o objetivo de pagar 50% do preço médio nacional do botijão de Gás de cozinha de 13 kg. A média do valor do botijão de gás é decidida por meio de Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP).

Contudo, após a aprovação da PEC Kamikaze, os valores do Auxílio Gás passaram para 100% da média nacional do preço do botijão. Esse reajuste será temporário, durando apenas até o mês de dezembro de 2022. Depois, a partir de fevereiro de 2023, os depósitos de 50% retornarão.

Auxílio Gás: como consultar benefício pelo CPF

A consulta do Auxílio Gás pode ser feita pelo CPF. Com o número do documento, é possível que o interessado verifique nas quatro plataformas ofertadas pelo governo. É possível ligar para o número 111 da Caixa Econômica Federal ou para o 121 do Ministério da Cidadania. Em ambos o CPF será requisitado.

continua depois da publicidade

Quem possui smartphone com internet poderá utilizar o aplicativo do Auxílio Brasil (Android e iOS) ou o app do Caixa Tem (Android e iOS). As duas ferramentas exigem que a pessoa digite o CPF para fazer o login.

Quem pode receber o Auxílio Gás

O Auxílio Gás possui inscrição automática, sendo feita pelo Ministério da Cidadania. A pasta registra as pessoas que fazem parte de um dos grupos abaixo:

  • Família com renda mensal per capita de até meio salário mínimo (R$ 606) e inscrita no CadÚnico;
  • Família que possuam algum membro registrado no Benefício de Prestação Continuada (BPC).

Mesmo que a pessoa cumpra as regras, a inscrição no Auxílio Gás não é garantida. O benefício possui uma ordem de prioridade. Ela é composta por mulheres vítimas de violência doméstica, famílias com renda menor e famílias que já recebem o Auxílio Brasil.

continua depois da publicidade

Calendário Auxílio Gás: repasses de outubro

O próximo pagamento do Auxílio Gás deve ocorrer em outubro. Além dele, ainda haverá os depósitos do mês de dezembro, totalizando dois repasses restantes em 2022.

O cronograma do programa segue o calendário do Auxílio Brasil. Portanto, os beneficiários são organizados conforme o dígito final do Número de Inscrição Social (NIS). Confira as datas de pagamento de outubro:

  • Final do NIS 1: 18 de outubro;
  • Final do NIS 2: 19 de outubro;
  • Final do NIS 3: 20 de outubro;
  • Final do NIS 4: 21 de outubro;
  • Final do NIS 5: 24 de outubro;
  • Final do NIS 6: 25 de outubro;
  • Final do NIS 7: 26 de outubro;
  • Final do NIS 8: 27 de outubro;
  • Final do NIS 9: 28 de outubro;
  • Final do NIS 0: 31 de outubro.