As eleições de 2022 ocorrem no dia 2 de outubro. E, a partir desta data, os eleitores contarão com um novo modelo de urnas eletrônicas. As urnas modelo UE2020 foram apresentadas no ano passado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e começarão a ser usadas este ano.
O equipamento traz novos recursos de acessibilidade e novidades em relação à segurança, transparência e agilidade. O novo modelo contará com um novo design e um processador 18 vezes mais rápido que o da versão anterior.
O teclado das urnas foi aprimorado e a bateria irá durar por toda a vida útil do equipamento. Além disso, as urnas também trazem novidades em relação à acessibilidade. Os eleitores com deficiência visual e com deficiência auditiva contarão com um tipo específico de urna de acordo com a sua necessidade.
A partir das eleições deste ano, os nomes de suplentes e vices também serão falados, e será possível cadastrar um nome fonético. Outra novidade é que será incluída a apresentação de um intérprete de Libras na tela da urna. Para indicar aos eleitores com deficiência auditiva quais cargos estão sendo votados.
Além disso de um novo modelo de urnas eletrônicas, os eleitores também contarão com um novo terminal do mesário. Assim como as urnas, o terminal passou por uma modernização. Agora, ele conta com uma tela sensível ao toque, deixando de ter um teclado físico.
Com a novidade, enquanto um eleitor vota, outro já poderá ser identificado pelo mesário. Isso possibilita que haja um aumento do número de eleitores por seção ou uma diminuição em eventuais filas.
Para as eleições deste ano, foram adquiridas 225 mil novas urnas de um total de 577 mil que serão usadas nas eleições 2022. A urna eletrônica começou a ser usada em 1996, passando a ser utilizada nacionalmente em 2000. O modelo anterior a nova versão era de 2015.