A Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS) é um documento fundamental para a vida de qualquer trabalhador brasileiro. É por meio dela que toda pessoa que preste serviços, dos mais variados que seja, se oficializa e normaliza a categorização do trabalho realizado.
O Ministério da Economia, buscando melhorar o acesso a informação e tecnologia, lançou a Carteira de Trabalho Digital. Esse meio está disponível através de aplicativo para celular, tanto em sistemas iOS, quanto Android.
Além disso também existe uma versão via web, que você pode acessar aqui. Entre os benefícios da carteira digital, estão: o maior aproveitamento de vagas abertas, agilizando o acesso às informações trabalhista.
Elas ficam, inclusive, reunidas em um único ambiente virtual. Além disso, há a integração das bases de dados do Ministério da Economia. Veja a seguir como obter e acessar os dados.
Como obter a Carteira de Trabalho Digital
1) Crie uma conta no site do Governo Federal
Caso você ainda não tenha uma conta no site oficial da plataforma do Governo Federal, faça um como primeiro passo para conseguir sua Carteira de Trabalho Digital.
Basta acessar ao site gov.br, ir na guia de Carteira de Trabalho e clicar no botão iniciar. Preencha os dados com seu CPF e cadastre uma nova senha.
2) Acesse sua Carteira de Trabalho e Previdência via site
Após realizar os passos e criar (ou conseguir de volta acesso) a sua conta no site do governo federal, será necessário ir para a “área do trabalhador”, onde irá encontrar diversas opções de acesso.
Clique em “Carteira de Trabalho Digital” e, pronto, você conseguirá ter acesso a suas informações e histórico de serviços prestados.
3) Como acessar por aplicativo de celular
Para quem prefira acessar via aplicativo de telefone, basta baixar o app para Android ou iOS. Depois disso, inicie o aplicativo e siga os passos para cadastro ou entrada no site do governo federal.
Após estar na sua conta, verá que todas as suas informações de trabalho estarão disponíveis na pagina de início do aplicativo.