Para conseguir organizar melhor as diversas informações, de milhões de famílias que podem preencher os requisitos para serem contempladas por um programa social, o Governo Federal desenvolveu o Cadastro Único (CadÚnico).
Esse banco de dados é gerenciado pelo Ministério da Cidadania e concentra todas as informações exigidas para se avaliar em quais programas sociais uma pessoa pode ser inserida.
Mas é sempre bom destacar: quando uma pessoa se cadastra e atualiza seus dados regularmente, ela não é, automaticamente, contemplada com alguma medida assistencial, porque cada programa tem requisitos específicos. Veja a seguir como consultar seu CadÚnico.
Retirando o comprovante de inscrição no CadÚnico
Uma boa notícia é que você pode escolher o melhor jeito de verificar seus dados no CadÚnico, porque o Governo fornece alguns canais para o cidadão. Veja quais são:
- Através do app CadÚnico. Nele, você deve fazer o login com sua conta gov.br e informar todos os dados exigidos no aplicativo. Em seguida, verifique se já existe um cadastro;
- Ligar para o número 0800 707 2003, em seguida entrando na opção 5;
- No site do Cadastro, preencha todos os campos requisitados. Em seguida, clique em “Emitir”. Assim você saberá se existe um cadastro em seu nome;
- Ir pessoalmente nos postos de atendimento do CadÚnico.
Se a família ou pessoa já possui o CadÚnico, será emitido um comprovante que trará muitas informações sociais, inclusive informando quando foi feita a última atualização e quando é a data limite para a próxima.
Caso fique em dúvida sobre quando é necessário atualizar o cadastro, ou quais os meios para fazê-lo, confira este texto que já publicamos no Tudo Bahia.
Em caso de as suas dúvidas não terem passado com o comprovante, é possível ir diretamente ao Centro de Referência em Assistência Social (CRAS) mais próximo de sua casa.