O PIS (Programa de Integração Social) é voltado para os trabalhadores da iniciativa privada terem acesso a alguns direitos e benefícios, como a exemplo do abono salarial.
O número de identificação é gerado no primeiro emprego do trabalhador. Ele pode estar anotado na Carteira de Trabalho, nos extratos do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS), no Cartão Cidadão ou, ainda, ser obtido em qualquer agência da Caixa Econômica Federal.
Geralmente, ele aparece como PIS/Pasep ou NIT/PIS. O Pasep é o Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público, ou seja, é um tipo de PIS, só que para servidores públicos. Já o NIT (Número de Identificação do Trabalhador), será o substituto do PIS/Pasep.
No entanto, como é utilizado somente em situações específicas, alguns trabalhadores acabam esquecendo as informações contidas no PIS. Ao esquecer essas informações, o empregado não consegue, por exemplo, receber o seguro-desemprego, o FGTS e abono salarial.
Se você é um desses trabalhadores que esquecer as informações do seu PIS, confira, abaixo, o passo a passo para consultar essas informações pelo seu CPF.
- Primeiro, acesse o site ou aplicativo do Meu INSS (Android e iOS);
- Em seguida, clique na opção “Entrar”, localizada no canto superior direito da tela;
- Agora, clique na opção “Cadastre-se”;
- Preencha os campos com os dados solicitados, como CPF, data de nascimento, nome, e-mail, celular, nome da mãe e estado);
- Após isso, clique em “Próxima”;
- O sistema irá criar uma senha. Anote-a;
- Depois, informe seu CPF e a referida senha;
- Faça o login e altere a senha conforme sua preferência;
- Acesse novamente o Meu INSS, desta vez com a sua senha;
- Ao clicar no canto superior direito, você irá visualizar os seus dados, como seu nome, CPF e o NIT/PIS.
Pronto. Agora você já sabe como consultar as informações do seu PIS pelo seu CPF. Caso esqueça novamente, é só fazer o procedimento a partir dos dois últimos passos descritos acima.