Curitiba é a capital brasileira onde faz mais frio. Se você não entende como a cidade pode ser mais gelada do que Porto Alegre, capital do Rio Grande do Sul, vai gostar de saber quais são as explicações científicas para que, todos os anos, os internautas curitibanos movimentem as redes sociais com suas queixas e seus memes a respeito do inverno na terra de Paulo Leminski.
Existe mais de uma explicação para que Curitiba seja a capital mais fria do Brasil, e a primeira delas tem a ver justamente com a geografia, pois a cidade paranaense fica localizada em um ponto específico do globo, de modo que a sua distância até os trópicos diminui o alcance e a incidência dos raios de Sol durante o outono e o inverno.
É justamente a partir de maio, quando chegamos mais pertinho do inverno, que o planeta Terra se inclina e toda a região Sul do Brasil fica mais longe do Sol, fazendo com que os dias fiquem ainda mais gelados.
Esse afastamento é o responsável por fazer com que a capital paranaense tenha menos dias de Sol do que outras partes do Brasil. Os estados do Nordeste, por exemplo, que ficam mais próximos da Linha do Equador, são muito mais quentes justamente porque os raios solares incidem nessa região de forma mais regular. É por isso que o inverno da Bahia não é tão rigoroso quanto o do Paraná.
Além dessa questão geográfica, que explica por que Curitiba é tão gelada, mas não explica por que cidades mais ao Sul, como Florianópolis e Porto Alegre, não são ainda mais frias, há também a questão geológica, pois o relevo paranaense favorece ainda mais a existência de invernos gelados.
Curitiba é uma cidade perto da praia e que está a uma altitude de 945 metros acima do nível do mar, o que já é suficiente para que o ar seja muito mais frio — Porto Alegre, por sua vez, é uma cidade que tem uma altitude bem menor e fica quase ao nível do mar.
Achou que a explicação acaba aqui? Que nada. Há ainda mais um fator responsável por deixar os curitibanos cheios de roupas de frio. A proximidade com o litoral e a ocorrência predominante do vento do Quadrante Leste fazem com que muita da umidade do oceano chegue até a capital paranaense, aumentando o nível de nuvens durante o dia, o que reduz a luz do sol e provoca mais frio.
Viu só? Agora está explicado por que os curitibanos reclamam tanto dos dias frios no outono e no inverno. Se for visitar a capital do Paraná, não se esqueça de levar roupas adequadas.