Aqueles contribuintes que ainda possuem instalados a versão 1.0 do PGD IRPF (Programa Gerador da Declaração do Imposto de Renda Pessoa Física) precisarão fazer o download da nova versão disponibilizada pela Receita Federal.
Com a disponibilização da versão 1.4 é esperado que os usuários das versões 1.1, 1.2 e 1.3 tenham o download automático realizado pelo próprio programa.
Para quem ainda estava utilizando a versão 1.0 instalada, é importante baixar a nova versão sem apagar a anterior, porque assim diminui-se a chance de perder os dados já cadastrados no sistema.
Como realizar a instalação
- Vá até o site da Receita Federal;
- Clique em “Centrais de Conteúdo”;
- Depois selecione “Programas Geradores de Declaração”;
- Escolha “Imposto de Renda (DIRPF)”;
- Em seguida, caso use Windows, clique em “Baixar Programa”;
- Caso contrário, clique no ícone do seu sistema operacional;
- Depois do download, execute o arquivo;
- Aparecerá, então, a mensagem “O programa IRPF 2022 foi encontrado na pasta indicada para instalação. Deseja preservar os dados?”;
- Clique em “Sim“;
- Agora é só clicar em “Avançar” e aguardar a instalação terminar.
Lembramos que a Receita Federal estendeu o prazo para declaração do IRPF até 31 de maio de 2022, sendo esse o mesmo prazo para declaração final de espólio e para a declaração de saída definitiva do país.
Também foi informado que o valor de imposto devido terá seu vencimento adiado para o final do mês de maio, mas que os lotes de restituição — pelo menos até agora — seguirão os cronogramas anteriormente divulgados, sem qualquer alteração.
Se, por acaso, você tiver dificuldades para instalar o programa, ou para realizar a sua declaração, a melhor coisa a se fazer é ir diretamente conversar com uma contadora de confiança. Essas são as profissionais mais capacitadas para lidar com toda a burocracia que envolve prestar contas ao Leão e, por isso, podem lhe poupar de muitas dores de cabeça.