Estudo realizado pela Ipsos e divulgado na última terça-feira (12) mostra quais são as empresas mais influentes no Brasil. Dentre essas empresas está o Google, que aparece em 1º lugar, Samsung (2º), YouTube (3º), Netflix (4º) e as Lojas Americanas (5º).
As Lojas Americanas apareceram no estudo por ter sido um dos maiores destaques na dimensão de Engajamento On-line. Aliás, ela e a Natura foram as únicas empresas nacionais que apareceram na pesquisa.
A empresa de cosméticos ganhou destaque, pois, entre todas marcas analisadas no estudo, é a que mais está associada à Responsabilidade Social. A Natura ficou no 8º lugar do ranking com 10 empresas, empatada com a empresa suíça Nestlé.
Segundo a Ipsos, para a realização do estudo, 2.000 pessoas foram entrevistadas de forma on-line em todo o Brasil. O nível de influência das empresas na vida dessas pessoas foi avaliado de acordo com seis critérios:
- Inovação;
- Confiança;
- Presença;
- Responsabilidade Social;
- Engajamento On-line;
- Desempenho das marcas durante a pandemia por meio de uma dimensão COVID-19.
A força das empresas de tecnologia na vida dos brasileiros
O estudo realizado pela Ipsos mostra também a força das empresas de tecnologia na vida dos brasileiros. Isso porque no ranking com as 10 empresas mais influentes no Brasil, oito marcas ligadas à tecnologia ocuparam posições. São elas:
- Google (1º);
- Samsung (2º);
- YouTube (3º);
- Netflix (4º);
- Amazon (6º);
- Facebook (7º). Nessa posição, também aparece a empresa Mastercard;
- Mercado Livre (9º);
- Microsoft (10º).
Vale notar que o número de empresas de tecnologia na lista deste ano é maior do que a dos estudos realizados nos anos interiores. Conforme a Ipsos, tal fato é um dos reflexos das novas necessidades da população, que emergiram ou se acentuaram durante a pandemia de COVID-19.