O dia 21 de abril é feriado nacional. Nessa data é comemorado o Dia de Tiradentes. O feriado foi instituído no país em 1965, por meio da Lei nº 4.897, com o objetivo de enfatizar a figura de Tiradentes no desenvolvimento da história do Brasil. A data faz referência ao dia da morte desse personagem histórico, que ocorreu em 21 de abril de 1972, após ele ter sido enforcado e esquartejado.
Quem foi Tiradentes
Tiradentes, na verdade, é o apelido de Joaquim José da Silva Xavier, que exerceu algumas profissões, como a de dentista amador, daí seu apelido.
No entanto, foi na carreira militar que ele se fixou como profissional. No posto de alferes – uma patente abaixo da de tenente -, ele fez parte da Cavalaria de Dragões Reais de Minas.
Mas Tiradentes se destacou no cenário brasileiro quando se tornou um dos líderes da Inconfidência Mineira, um movimento de contestação do poder que a Coroa Portuguesa exercia sobre o Brasil Colônia.
A Inconfidência Mineira
O movimento da Inconfidência Mineira atuou nos anos de 1788 e 1789, durante o governo do Visconde de Barbacena. Ele era formado por intelectuais, mineiros, militares e poetas, a exemplo de Cláudio Manuel da Costa e Tomás Antônio Gonzaga, que organizaram uma conspiração contra o governo de Barbacena.
O movimento recebeu influência do Iluminismo, movimento europeu do século 18. No entanto, ao contrário desse, a Inconfidência Mineira não tinha como objetivo principal formar um novo Estado. Na verdade, o objetivo principal era livrar o Brasil Colônia da pressão econômica lusitana.
O membro do movimento brasileiro considerado o mais radical foi justamente Tiradentes, que inclusive teria elaborado um plano para matar o governador Visconde Barbacena.
A Inconfidência Mineira, contudo, não foi levada adiante, pois um de seus membros, José Silvério dos Reis, delatou os demais integrantes, com a crença de que teria suas dívidas com a Coroa Portuguesas perdoadas.
A maior parte dos inconfidentes não assumiu a culpa para evitar receber penas mais duras. O único que assumiu ser um conspirador foi Tiradentes, que acabou sendo enforcado e esquartejado no dia 21 de abril de 1792.
Tiradentes se tornou um herói nacional
Após a Independência Financeira, a imagem de Tiradentes passou a ser usada como símbolo de luta pela liberdade no Brasil.
O dia de sua morte, 21 de abril, tornou-se feriado nacional em 9 de dezembro de 1965, com a sanção presidencial do marechal Castelo Branco da Lei nº 4.897. Essa lei também deu a Tiradentes o título de Patrono da Nação Brasileira.