Para todos aqueles que fecharam contratos do Programa de Financiamento Estudantil (FIES) até 2017, o prazo para renegociação das dívidas vai até o dia 31 de agosto de 2022. Até lá, os bancos credores fornecerão descontos que partem de 12%, mas podem chegar a 92%, além de o saldo poder ser parcelado em até 150 vezes.
Essa possibilidade beneficiará um grande número de famílias, porque de acordo com o Ministério da Educação (MEC) existem 2,6 milhões de contratos ainda vigentes assinados até 2017, dos quais 2 milhões estão na fase de amortização. Além disso, cerca de 1 milhão de estudantes estão inadimplentes há mais de 90 dias.
Para a atual fase de negociação, a maior faixa de desconto (92%) está destinada para àqueles alunos com cadastro no CadÚnico ou beneficiários do auxílio emergencial — nessa situação o prazo será de 10 meses para quitação.
Caso o financiamento esteja atrasado há mais de 360 dias, o desconto será de 86,5%. Por outro lado, nas situações de atraso entre 90 e 360 dias, será possível financiar o saldo em até 150 vezes, com desconto de 12% e isenção total de juros e multas.
Veja a seguir como fazer o refinanciamento
1. Contratos junto à Caixa Econômica Federal
- Acesse sifesweb.caixa.gov.br;
- Confira as regras de adesão;
- Realize uma simulação;
- Caso esteja de acordo com suas expectativas, gere o boleto da primeira parcela ou da parcela única;
- A oficialização se dará quando o pagamento do boleto for efetuado.
- Em caso de dúvidas, ligue para 0800 726 0101 ou acesse o site da Caixa sobre o assunto.
2. Contratos junto ao Banco do Brasil
- Através do aplicativo do banco, acesse “Soluções de Dívidas, Renegociação Fies”;
- Verifique se preenche os requisitos e confira as opções disponíveis;
- No próprio App você poderá escolher a condição mais adequada para o seu caso e gerar o boleto.
- No caso do BB, também é possível realizar a negociação direto em qualquer agência da instituição.
Ainda ficou com dúvidas? Você pode entrar em contato pelo WhatsApp (61) 4004-0001, ou ainda pela Central de Atendimento BB pelo número 0800 729 0001.