Uma boa notícia para quem tem dívida com o Fundo de Financiamento Estudantil – Fies foi divulgada pelo governo federal. O presidente Jair Bolsonaro (PL) editou uma Medida Provisória em que permite a realização da renegociação das dívidas. Para quem é inscrito no CadÚnico, os benefícios serão maiores.
Através da MP, o governo prevê descontos de 86,5% para estudantes de forma geral. Para beneficiários do Auxílio Brasil e inscritos no CadÚnico, o desconto pode chegar a 92% perante o valor em dívida. Essa medida é voltada para estudantes que aderiram ao programa até o 2º semestre de 2017 e que possuem dívidas das parcelas há mais de 1 ano. A medida foi publicada no Diário Oficial da União nesta última quinta-feira (30).
Outra vantagem prevista na MP é que os alunos poderão parcelar o valor da renegociação em até 150 meses, tendo redução dos encargos moratórios de até 100% e um desconto de 12% para aqueles que pagarem todo o valor devido. O ex-presidente Luís Inácio Lula da Silva (PT) fez críticas em redes sociais pedindo ao governo que “anistiasse” os estudantes. Em resposta, Bolsonaro afirmou que o ex-presidente o criticou agora, mas não fez isso antes.
Conforme o governo federal, boa parte das dívidas do Fies são contabilizadas como prejuízos para a União. O último balanço feito reajustou os valores para perdas na casa dos R$ 27,9 bilhões no Fies no final de 2020. Ao todo, a União tem R$ 123 bilhões para receber conforme dados deste ano. Já são mais de 3,4 bilhões de alunos alcançados pelo programa.