Tá para nascer coisa mais desanimadora, em termos de cuidados domésticos, do que perder móveis, pisos, quadros e portas para os cupins. Se você está passando por esse tipo de situação agora mesmo e quer parar de ter que varrer farelos de madeira o dia todo, pode respirar com mais calma, pois existem algumas formas bem práticas de acabar de vez com a infestação de cupim.
1. O bom e velho vinagre
O vinagre é uma benção para diversos tipos de cuidados domésticos e, quando o assunto é cupim, o que você pode fazer é uma solução de vinagre com água, metade de cada produto. Com um borrifador, espalhe o líquido na região afetada.
Essa dica funciona se você repetir o procedimento várias vezes e se a infestação estiver ainda na fase inicial.
2. Óleo de cravo
Em um recipiente, misture 10 gotas de óleo de cravo em 100 ml de água. Feito isso, é só espalhar a solução na região afetada.
Se seu chão for de madeira e os cupins estiverem nele também, você pode fazer uma mistura em um balde, com a mesma proporção de 10 gotas para cada 100 ml de água, e passar no chão com um pano depois de terminar a limpeza.
3. Óleo de laranja
Cupins odeiam óleo de laranja e morrem simplesmente por entrar em contato com o produto. Para facilitar o seu trabalho, compre o óleo na versão spray e borrife nas regiões afetadas, frequentemente.
Você também pode borrifar o óleo de laranja nos móveis de madeira depois da faxina, mesmo que eles não tenham cupins, pois o produto ajuda na prevenção de infestações.
4. Querosene
Outra forma simples de combater os cupins é com o uso de querosene, que deve ser aplicado diretamente na região afetada. Pode caprichar na quantidade se a infestação já estiver mais avançada, mas não se esqueça de que o querosene é um produto tóxico e precisa ser manipulado com segurança, de acordo com as instruções da embalagem.
Nada de deixar crianças ou animais de estimação perto do querosene, hein? E aí, o que achou dessas técnicas? Esperamos que elas ajudem você a acabar com os ingratos comedores de madeira.