O resultado das provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2021 devem sair em fevereiro do próximo ano. Com a nota, o candidato poderá concorrer a uma das vagas disponibilizadas pelos cursos nas universidades públicas.
Essa pontuação será utilizada pelo estudante na plataforma do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) 2022, do Ministério da Educação (MEC). O Sisu unificou o vestibular das instituições de ensino superior em todo o Brasil.
Todos os anos, os estudantes podem concorrer em duas edições do Sisu. Mas eles só poderão se inscrever na plataforma em 2022, se tiver terminado o ensino médio e não tiver zerado na prova de redação que foi realizada pelo último Enem.
Notas do Enem 2021 utilizadas no Sisu
Quando o candidato realiza o login no Sisu, automaticamente, as notas das provas do processo seletivo do Enem são colocadas. Esse mesmo procedimento será feito pelo sistema com o candidato que participou do Enem 2021.
O cálculo da nota do Enem 2021 será feito automaticamente pelo sistema, sendo de acordo com o padrão adotado pela instituição que o candidato está concorrendo. Depois isso, será gerada uma nota para o candidato e a classificação no curso escolhido.
Lembrando que cada universidade atribui peso diferenciado para as notas do candidato. Isso deve ser observado pelo candidato na hora de fazer a opção pela instituição de sua preferência. Podem ser atribuídos pesos diferentes ou bônus nas provas do Enem 2021, para cada um dos cursos disponibilizados pela instituição.
O candidato deve estar ciente que ele poderá ter notas diferenciadas para o mesmo curso. Isso porque algumas instituições públicas de ensino superior adotam bônus. Esses bônus, que atribuem às notas dos candidatos, são estratégias voltadas para a política afirmativa, de acordo com o próprio Sisu.
Nesses casos, a pontuação do candidato pode acabar tendo uma variação. Isso quando ele fizer, conforme a página do Sisu, a “opção pela modalidade de ampla concorrência ou pela modalidade de ação afirmativa, com bônus”.
É importante o candidato saber que as notas do Enem são utilizadas por algumas universidades privadas para substituir o vestibular da instituição. As pontuações também garantem, em alguns casos, descontos nas instituições privadas de ensino superior.