O novo ensino médio começa a ser implementado a partir de 2022 nas instituições públicas e privadas. Previsto na Lei nº 13.415/2017, o formato de ensino começará a ser implementado a partir do 1º ano dessa etapa de ensino.
A principal mudança do novo ensino médio é o cumprimento por parte dos estudantes dos itinerários formativos, que podem começar a ser ofertados já em 2022, mas que somente serão obrigatórios em 2023. Além disso, os alunos terão uma carga horária maior de estudo, já que as 4 horas atuais passaram para no mínimo 5.
Grade curricular das instituições de ensino médio
A grade curricular das instituições públicas e privadas de ensino médio não terão mais o formato utilizado atualmente. Ou seja, em que as disciplinas são individuais.
Por conta da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), os conteúdos serão divididos de acordo com as áreas do conhecimento tal como já acontece no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Veja quais são:
- Linguagens e suas tecnologias;
- Matemática e suas tecnologias;
- Ciências da natureza e suas tecnologias;
- Ciências humanas e sociais aplicadas.
Nestas áreas estarão incluídas as disciplinas individuais como Língua Portuguesa, Arte, Educação Física, Língua Inglesa, Matemática, Biologia, Física, Química, Filosofia, Geografia, História e Sociologia.
Assim, as disciplinas serão trabalhadas de forma diferente do que é feito atualmente, não sendo excluídas do currículo. Por outro lado, dentre as disciplinas individuais, somente Língua Portuguesa e Matemática continuarão a ser obrigatórias durante os três anos de ensino médio.
O objetivo da nova grade curricular é integrar as disciplinas, de modo a fortalecer as relações existentes entre elas e melhorar o entendimento e aplicação na vida real por parte dos estudantes. Vale notar que esta grade terá no máximo 1.800 horas ao longo dos três anos de ensino médio.
Como os itinerários formativos funcionam
Os itinerários formativos são a grande novidade do novo ensino médio. Eles serão optativos e poderão ser escolhidos pelos estudantes de acordo com sua vontade e também da oferta da instituição. Eles serão destinados aos alunos que queiram se aprofundar seu conhecimento nas seguintes áreas:
- Linguagens e suas tecnologias;
- Matemática e suas tecnologias;
- Ciências da natureza e suas tecnologias;
- Ciências humanas e sociais aplicadas;
- Formação técnica e profissional.
Os itinerários formativos funcionarão da seguinte forma: o estudante terá em sua grade as quatro áreas do conhecimento divididas por ano ou por semestre, a depender da instituição onde estuda, e poderá escolher uma disciplina extra para se aprofundar na área que mais se identifica ou, caso queira, na formação técnica e profissional.
O objetivo do itinerário é ajudar o aluno a se inserir no mercado de trabalho sem a necessidade de ter um diploma de ensino superior. Caso opte por essa formação mais aprofundada, ele terá 1.200 horas de sua grade curricular ocupada pelo itinerário escolhido, que serão divididas por três anos da fase escolar.
O aluno poderá iniciar o itinerário escolhido já no 1º ano. Isso caso esteja disponível na instituição onde estuda. A instituição, por sua vez, tem até 2023 para disponibilizar para seus alunos os itinerários em questão.
Vale notar que as instituições públicas e privadas vão poder definir, por conta própria, quantos e quais itinerários formativos irão ofertar aos estudantes. Além disso, não é garantido que o aluno terá sua vaga assegurada no itinerário por ele escolhido, principalmente na formação profissionalizante, vez que o número de vagas será limitado para cada oferta disponível.
Por conta disso, ele poderá tentar uma vaga em outra instituição de ensino que ofereça o itinerário de seu interesse. Vale ressaltar que ao aluno é permitido mudar de itinerário ao longo dos três anos, caso seja de sua vontade ou caso a instituição ofereça outra opção com vagas disponíveis.
Após o término do ensino médio, ele receberá o certificado de conclusão e o certificado do curso técnico escolhido.
Outra novidade: projeto de vida
O novo ensino médio também traz como novidade o chamado “projeto de vida”, componente transversal que será oferecido nas instituições para auxiliar os jovens a entender suas aspirações, funcionando então como uma orientação.
O objetivo é ajudar o aluno a compreender o que ele deseja para o seu futuro, ao mesmo tempo que auxilia o mesmo a entender como a sua escola pode ajudá-lo a alcançar este objetivo.
Ainda não se sabe se esta orientação será feita por um profissional especializado, como um psicólogo, ou por um professor ou profissional da instituição de ensino.
Qual é carga horária anual do novo ensino médio
O objetivo é que, até o ano de 2024, o novo ensino médio tenha 1.000 horas por ano, atingindo, dessa forma, 3.000 horas ao final dos três anos. Para isso, cada ano letivo deve ter 200 dias, com cinco horas por dia, em média.
As áreas do conhecimento serão responsáveis por ocupar 60% do tempo da grade curricular e não poderão ultrapassar o limite de 1.800 horas totais ao final dos três anos do ensino médio. Os itinerários formativos, por sua vez, serão responsáveis por ocupar os 40% do tempo restante, com 1.200 horas no total.
Vale notar, entretanto, que a lei não determina se o cumprimento da carga horário vai ser presencial ou à distância, mas a legislação já permite que 30% do ensino médio noturno e 20% do diurno seja feito de forma remota.
A lei prevê ainda um crescimento progressivo da carga horária até alcançar a média de 7 horas diárias, em um modelo de ensino em tempo integral. Mas, até o momento, não prevê um prazo para que este novo sistema seja implantado no país.