Muitas pessoas querem queimar algumas calorias para garantir emagrecimento, motivados pela busca de se tornar fitness ou que seja para cuidar da saúde. Os passos mais eficazes nós já sabemos: exercícios físicos e dieta sem muito açúcar, evitando carboidratos refinados e excesso de comidas à base de frituras.
Algumas pessoas se utilizam de alguns medicamentos, muitas vezes não aconselháveis, e as receitas caseiras. Entre essas receitas, está a utilização da água de berinjela, que, por sua vez, acredita-se ser eficaz no emagrecimento. Mas será que isso realmente é verdade? Em tese, sabe-se que ainda não existe nenhuma evidência de que o suco de berinjela promova a queima de gorduras.
Embora ocorram ainda alguns estudos em torno dessa possibilidade, não existe de forma concreta nenhuma comprovação. O que sabemos, que pode ser o motivo de muitas pessoas acreditarem nisso, é que a berinjela é rica em fibras solúveis como a pectina. Sua função é provocar uma redução na velocidade de entrada de gorduras e glicose no sangue.
Outra propriedade presente na berinjela é a saponina, responsável por evitar que a gordura seja absorvida. Todavia, a quantidade dessas fibras solúveis e da saponina são baixas para conseguirem eliminar a gordura do corpo e, de igual modo, reduzir níveis de colesterol.
Para um emagrecimento saudável e garantir sua saúde, a melhor forma é manter uma rotina diária de exercícios físicos e uma dieta com grãos integrais, frutas, verduras e legumes.