Não há dúvidas de que as plantas tornam nossas casas mais alegres, vivas e nos transmitem uma excelente sensação. Ter plantas em casa é sempre muito bom, mas precisamos ter certos cuidados que podem passar despercebidos por nós. Você sabia que algumas plantas são tóxicas para os nossos animais, como cães e gatos, e até para as pessoas?
Os cães e gatos, inclusive, possuem o hábito de ingerir plantas quando não estão se sentindo bem. Agora, imagina se eles ingerirem uma planta com toxinas que podem a levar a graves complicações ou até mesmo a morte? Vamos listar algumas dessas plantas que devem ser evitadas, caso você tenha um cão ou gato em sua casa.
1. Dama-da-noite
Muito popular, a dama-da-noite é uma planta que possui uma flor belíssima. Também exala um aroma forte e bom de se sentir. Mas os frutos que não estão maduros, que costumeiramente chamamos de botão, são muito tóxicas.
Essa planta poderá provocar, em seu animal, vômitos, agitação da parte psicomotora e até alucinações. Portanto, mesmo que tenha em casa, busque mantê-la bem longe do seu pet.
2. Espada-de-são-jorge
Uma planta muito popular é a espada-de-são-jorge. Porém, o que ela tem de bonita também tem de tóxica. Um dos principais sintomas causados por essa planta é a dificuldade de respirar quando ingerida pelos animais.
3. Espirradeira
Essa planta possui uma flor pequena, mas muito bonita e que geralmente enfeita os jardins das casas, sendo, dessa maneira, uma planta para ambientes externos. A Espirradeira possui toxinas que provocam gastrites, diarreias, vômitos e dificuldade na respiração.
4. Azaléia
A azaléia é uma planta belíssima e muito frequente nas casas, sobretudo em regiões de clima mais brando. As toxinas dela podem provocar sintomas leves ou extremamente graves, tais como: perda de apetite, arritmia cardíaca, convulsões, queda de pressão e evoluir ao coma.
Outros sintomas mais leves também ocorrem, como salivação excessiva.
5. Coroa-de-cristo
Muito conhecida, a coroa-de-cristo possui flores pequenas que se amontoam como um cacho ou buquê. É muito usada em muros ou em cercas vivas. Sua toxina está presente no “leite” que sai de seus galhos ou ramas, sendo extremamente prejudicial à saúde de seu animal.
Um dos principais sintomas é o inchaço provocado no animal, acompanhado de dor e vermelhidão.
6. Hera
Planta antiga nos jardins de residências no Brasil, a Hera é capaz de provocar em seu pet sintomas como coceira excessiva, irritação nos olhos e muita dificuldade de respiração.
Existem outros sintomas que também caracterizam a forte presença de toxina em seu óleo, chamado de urushiol.
7. Comigo-ninguém-pode
Uma das mais tóxicas plantas que existem e estão muito presentes nas casas é a comigo-ninguém-pode. Embora seja muito tóxica, existe também a crença de que ela é uma planta mística que traz proteção ao lar.
Mas, se ingerida por um animal como o seu cão ou gato, pode provocar edema de lábios, língua e palato, além de cólicas abdominais e fortes convulsões.
8. Copo-de-leite
Essa planta provoca irritações na mucosa, causa náuseas, diarreia e convulsões nos pets.
9. Samambaia
As samambaias são plantas que adoram ambientes frescos e úmidos, mas são bastante tóxicas também. Elas provocam febre, hematidrose (suor e sangue na pele) e diarreia com presença de sangue.
10. Antúrio
Outra planta comum, que possui uma beleza sem igual. Suas flores parecem que foram feitas artificialmente em 3D de tão perfeitas e brilhosas.
Entretanto, são tóxicas e provocam inchaços graves na garganta do animal quando ingeridas, além de edema de glote, paralisia da língua, asfixia, diarreia e vômitos.