Cada vez mais, tem se tornado tendência a utilização de plantas no ambiente interno das casas, escritórios e até locais de lazer. As plantas harmonizam o ambiente, decoram de forma muito mais barata e ainda são excelentes para trazer uma sensação de paz.
Tudo que envolve vida é fundamental para podermos recarregarmos nossas energias. Todavia, é necessário escolher as plantas certas para que elas possam se desenvolver em ambientes com pouca luz. As plantas para estes ambientes internos precisam ser as que não crescem muito e, sobretudo, não dependam de muita água.
Uma das mais utilizadas é a Camedórea-Elegante, que pode alcançar 60 centímetros. Não exige muitos cuidados, mas é sempre bom deixá-la, de vez em quando, próxima ao ambiente com luz natural. Outra planta muito sugestiva para ambientes fechados é o Croton, que também não cresce muito e exige poucos cuidados.
Para quem gosta de plantas com uma certa beleza mais chamativa, uma das indicadas é a Aglaonema, também conhecida como “café-de-salão”. Ela cresce cerca de 40 centímetros e exige que esteja em vasos com um diâmetro e profundidade um pouco maior, igualmente, precisa de terra bastante adubada.
Ela produz pequenos frutos que ficam lindos na decoração. Recomenda-se deixar sua planta mais próxima da janela em dias frescos. Para mesinhas de escritório ou mesas de centro, é recomendado utilizar um Antúrio, mas é necessário observar o tipo, pois elas possuem de 30 centímetros a um metro.
Essas plantas ainda possuem flores brancas e outras que ficam cor-de-rosa. Mas, como as demais, precisa sempre tomar um pouco de luz natural. Os antúrios ficam lindos em vasos de vidro, porém, existe uma necessidade de protegê-las do frio, pois são plantas que não são muito fãs de ambientes frios. Já para ambientes maiores, como uma sala, por exemplo, uma dica é a utilização da chamada “Árvore da felicidade”.
Trata-se de um arbusto lenhoso que cresce até aproximadamente 2,5 e algumas com até cinco metros. Mas a que fica em torno de 2,5 metros é a fêmea. Por isso, na hora de adquirir, opte sempre por ela. É necessário fazer uma boa escolha do cachepô para que a decoração fique ainda mais bonita e não seja necessário mudar a planta. Veja lista com 11 plantas, incluindo, as que já citamos acima:
- Aglaonema;
- Antúrio;
- Árvore da felicidade;
- Azaleia;
- Bambu da sorte;
- Begônia;
- Bromélia;
- Cacto;
- Calatheas;
- Maranta;
- Clorofito.