Neste último domingo (28/11), ocorreu a aplicação da segunda e última prova do Exame Nacional do Ensino Médio – Enem 2021. Já nesta segunda-feira (29/11), o presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais – Inep, Danilo Dupas, veio a público fazer um balanço das provas e, consequentemente, anunciar a data oficial para que os resultados sejam divulgados.
- Como é possível cancelar uma compra pela internet e receber estorno
- WhatsApp testa recurso de cashback para pagamentos pelo aplicativo
De acordo com o presidente, o Enem 2021 obteve 70,1% de presença dos inscritos. Para aqueles que não conseguiram fazer as provas por motivos técnicos e logísticos, já é possível entrar com o pedido de reaplicação do Enem 2021.
Ainda dentro do balanço divulgado, o presidente do Inep afirmou que a modalidade de provas impressas foi realizada em 11.074 locais de 1.747 municípios. O Enem digital teve procura menor, com apenas 17 mil pessoas optando pela modalidade. O número de locais e municípios, igualmente, também foi reduzido, sendo 831 locais e em 99 municípios.
Resultados do Enem 2021
Os resultados serão liberados, conforme divulgado pelo Inep, no dia 11 de fevereiro de 2022. Por outro lado, os gabaritos já poderão ser acessados na próxima quarta-feira (01/12). Neste ano, ocorreram duas aplicações do Enem, haja vista que as provas da edição 2020 foram realizadas em janeiro e fevereiro por conta da pandemia.
As notas servirão de parâmetro para o Sistema de Seleção Unificada (SiSU), Programa Universidade para Todos (ProUni) e Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). Vale ressaltar que estudantes que ainda não concluíram o ensino médio só terão acesso aos resultados em abril de 2022, ou seja, 60 dias após a divulgação do resultado.
As provas aplicadas no dia 21 tiveram 45 questões objetivas de Linguagens e Códigos, 45 de Ciências Humanas e redação. Já neste último domingo (28/11), os participantes fizeram as provas de Ciências da Natureza e Matemática.