O score é fundamental para determinar se um cliente tem bons hábitos financeiros. Trata-se de uma pontuação importante para a concessão de crédito e demonstra a capacidade de quitação de dívidas do titular de um respectivo CPF.
- Auxílio Brasil: Caixa paga benefício de novembro para novo grupo
- Agências da Caixa passam a ter novo horário de atendimento
O score é avaliado tanto para compra de crédito quanto para contrair empréstimo. A pontuação do score vai de 0 a 1.000 e os clientes são analisados a partir de alguns critérios, tais como o pagamento de contas em dia, histórico de dívidas negativadas, relacionamento financeiros com empresa, entre outros.
Um fator importante para manter boa pontuação no score é a atualização dos dados cadastrais. Muita gente acredita que pedir CPF na nota das compras faz com que o score seja elevado. Mas, na verdade, isso é um ledo engano.
O próprio site do Serasa informa que essa possibilidade é um mito. Os cálculos do Serasa Score não levam em consideração a quantidade de notas emitidas pelo CPF do indivíduo.
O que provoca o aumento do score, de acordo com o Serasa, é estar com o nome limpo, realizar sempre pagamento de dívidas em dia e atualizar os dados cadastrais com maior frequência. Esses fatores combinados contribuem para o aumento do score e permitem que seu “currículo financeiro” seja ampliado.
Outro fator importante, que, aliás, passou a contar pontos no aumento do score, é a quitação de dívidas antigas. Ao limpar o nome, o cidadão passa a ter uma pontuação que chega gradativamente.
Como consultar o score
Para consultar sua numeração do score, é necessário acessar o aplicativo ou site da Serasa. Para acessar, é preciso realizar um cadastro com CPF e senha.
Mas, caso já tenha, pode logar diretamente. Ao entrar na plataforma, já aparecerá do lado direito da tela um gráfico indicando a numeração.