O governo promete iniciar os pagamentos do Auxílio Brasil nesta próxima quarta-feira (17) para aqueles que recebiam o extinto Bolsa Família. O programa ainda é alvo de muitas polêmicas e incertezas, mas está caminhando a passos lentos para a promessa de chegar aos R$ 400,00 já no próximo mês.
- Evento terá aula gratuita de revisão para o Enem 2021
- Volta da bandeira normal na conta de luz pode triplicar o reajuste em 2022
A dúvida que muitos têm é se o programa permitirá a utilização do aplicativo Caixa Tem para recebimento e movimentação. De acordo com o site da Caixa Econômica Federal, não mudará em nada a utilização do aplicativo. Quem recebia por meio da Poupança Social Digital ainda continua tendo acesso normalmente.
Assim, poderá utilizar o valor para pagamento de boletos (água, luz, internet e demais boletos), fazer recargas, pagamentos por meio do Pix, QR Code nas maquininhas e utilizar o cartão de débito virtual. Com a conta da Poupança Social Digital, não é preciso que o beneficiário do programa compareça a uma agência da Caixa. Basta ser o titular da conta do Auxílio Brasil e baixar o aplicativo.
No momento do login, são requisitadas algumas informações que garantem a segurança do usuário. Desse modo, não é necessário desinstalar e nem deixar de usar o aplicativo. Inclusive, pessoas que recebiam o Auxílio Brasil podem continuar utilizando a aplicação para receber provimentos de outras fontes através do Pix.
Através do Caixa Tem, ainda é possível acessar outros serviços públicos, tais como: FGTS, abono salarial do PIS e seguro-desemprego. O aplicativo é gratuito e pode ser baixado para aparelhos com sistemas operacionais Android e iOS.