Os documentos nas versões digital e impressa da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) têm o mesmo valor jurídico. Por isso, o motorista não terá necessidade de apresentar as duas versões ao ser parado em uma blitz por um agente de trânsito.
- Auxílio emergencial: Caixa libera saque da 7ª parcela para mais um grupo
- Novo ensino médio deverá começar em 2022; confira as mudanças
A Carteira Digital de Trânsito tem a mesma segurança da versão impressa porque possui um QR Code. O código de segurança garante a autenticidade do documento através tanto da assinatura como pelo certificado, ambos digitais.
A versão eletrônica tem a imagem digitalizada da CNH impressa. Todos os dados são visualizados do motorista são visualizados, como também o tipo de habilitação autorizada. No documento eletrônico, constam também as observações, como por exemplo o uso de óculos ao dirigir.
Quem desejar também pode incluir, na Carteira Digital de Trânsito, o documento do carro ou da moto. Outra facilidade é a visualização das infrações e a possibilidade de pagar as multas com desconto.
É importante o motorista saber que o documento digital terá a mesma data de validade do impresso. Caso o condutor esteja com a carteira de habilitação vencida, ao ser parado em uma blitz, será multado pelas autoridades de trânsito.
Versão digital da CNH?
A versão eletrônica que vem sendo utilizada pelo motorista é bem fácil para ser baixada no celular, tanto nos sistemas Android (Google Play) como no iOS (App Store).
O aplicativo é uma versão gratuita para o motorista, sendo necessário que o usuário faça um login único do “gov.br”. Esse login é o mesmo utilizado para os serviços nos aplicativos como FGTS e Meu INSS.
Após fazer esse procedimento, o motorista terá que tirar uma foto que possibilitará fazer a leitura facial comparativa com a do documento emitido pelo Detran na versão impressa. Depois, o motorista precisa fazer a confirmação do QR Code, além do CEP informado na carteira de habilitação.
Se o motorista quiser colocar também o documento no aplicativo, ele vai terá que informar o número do Registro Nacional de Veículos Automotores (Renavam). Esse número é encontrado no documento impresso emitido pelo Detran. Outra informação será do número de segurança Certificado do Registro do Veículo (CRV).
Depois, é só utilizar o documento digital no celular ou no tablet sem ter a preocupação de andar com a versão impressa da CNH. Mas lembre sempre de manter o celular carregado para evitar transtornos ao ser parado na blitz.