Viralizou na internet, nos últimos dias, um golpe em que os criminosos utilizam de tecnologia e estrutura para roubar dados dos cidadãos. No golpe, os estelionatários apresentam uma falsa promoção de Black Friday, supostamente promovida pelo Mercado Livre. Um link é enviado para o WhatsApp da vítima que já o repassa a dezenas de pessoas.
- Tarifa Social de Energia Elétrica: entenda o benefício e confira quem tem direito
- Auxílio-inclusão de R$ 550 já está em vigor; veja quem recebe o benefício
O link direciona o usuário para uma página que oferece supostos prêmios em um jogo de caixas premiadas. Geralmente, são oferecidos prêmios caros aos usuários, mas sempre aparece a mensagem afirmando: “para ter acesso aos prêmios compartilhe esse link com 20 pessoas e 5 grupos do WhatsApp”. É nesse momento que o golpe passa a ganhar força, atingindo um número maior de vítimas.
O maior objetivo dos golpistas é conseguir roubar dados da vítima e utilizá-los para fins criminosos. É sempre importante averiguar bem antes de clicar em um link duvidoso recebido pelo WhatsApp ou outro meio na internet. Muitos desses links podem conter vírus e malware. Outra dica importante é sempre conferir a veracidade e legitimidade da página.
Neste golpe novo, por exemplo, a página foi construída igual ao Mercado Livre para levar aos usuários a acreditarem que realmente estão dentro do site original. Nesse período de Black Friday, aumentam bastante os golpes pela internet utilizando promoções atraentes, mas falsas.
Pelo aplicativo de mensagens, WhatsApp, os golpistas costumam enviar links para alcançarem um número maior de vítimas.