Apesar das exonerações coletivas, MEC diz que Enem 2021 continua mantido

O Inep liberou, na semana passada, o cartão de confirmação de inscrição dos candidatos do Enem 2021.

O Ministério da Educação (MEC) explicou que vai manter a realização do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2021. A comunicação foi dada logo depois que mais de 20 servidores do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) entregarem os cargos em um pedido coletivo de exoneração.

continua depois da publicidade

Os candidatos estavam apreensivos com a notícia das demissões no Inep. Isso porque o órgão é responsável pela aplicação das provas. Mas o MEC esclareceu que as provas já foram encaminhadas para a empresa que faz a distribuição do exame em todo o Brasil.

O Enem 2021 realizará a aplicação das provas nos dias 21 e 28 do mês de novembro. Em nota de esclarecimento, o portal do MEC explicou que “as provas do exame já estão prontas, armazenadas em sigilo e o Inep está monitorando a situação para garantir a normalidade de sua execução”.

continua depois da publicidade

O ministério também comunicou na nota que os servidores tinham colocado os cargos à disposição, mas continuariam a exercer as atribuições que estavam ocupando até que fosse publicado o ato de exoneração no Diário Oficial da União (DOU). Eles exerciam cargos em comissão ou funções comissionadas no Inep.

Cartão de inscrição do Enem foram liberados

O Inep liberou, na semana passada, o cartão de confirmação de inscrição dos candidatos do Enem 2021. Neste ano, mais de três milhões de inscritos vão realizar os exames do Enem, nas versões impressa (3 milhões de inscritos) e digital (68,8 mil inscritos).

O cartão de inscrição pode ser encontrado pelo candidato na página do participante. Lá tem informações para os inscritos sobre o número de inscrição, local, data, horário das provas e opção caso tenha sido pedido um atendimento especializado. A orientação do Inep é que o candidato leve o cartão no dia das provas, mas deixa claro que não é obrigatório.

continua depois da publicidade