Foi lançada na manhã desta terça-feira, 26 de outubro de 2021, a terceira fase do programa CNH Social no estado do Espírito Santo. Com base no governador do ES, Renato Casagrande, serão fornecidas 2,5 mil vagas para pessoas de baixa renda terem direito à Carteira Nacional de Habilitação, CNH, de maneira gratuita.
- Nubank lança cartão Ultravioleta com novas vantagens; saiba como pedir
- Mega-Sena acumulada: saiba quanto rende prêmio de R$ 33 milhões na sua poupança
Com o novo investimento, serão 8 mil CNHs oferecidas, de forma gratuita, em apenas um ano, totalizando R$ 11 milhões no programa.
CNH Social: quem pode solicitar?
Para ter direito à CNH Social no estado do Espírito Santo, o solicitante deve atender alguns critérios, confira:
- Deve estar inscrito no CadÚnico para programas sociais do governo. Além de ter os dados atualizados nos últimos 24 meses, com base no dia 10 de setembro de 2021;
- Ter mais de 18 anos no momento da inscrição;
- Possuir residência no estado do Espírito Santo;
- Renda familiar de até dois salários mínimos;
- Não estar impedido, por decisão judicial, de ter uma Carteira Nacional de Habilitação.
Dentro das vagas disponíveis, 5% das inscrições serão reservadas para as pessoas com deficiência.
Como solicitar a CNH Social?
As inscrições já foram iniciadas e poderão ser feitas, exclusivamente via internet, até a data prevista de 04 de novembro de 2021.
Os interessados deverão acessar o site do Departamento Estadual de Trânsito do Espírito Santo (Detran/ES), localizar e clicar na aba ‘CNH Social’ e inserir as informações solicitadas.
Após isso, o candidato deverá informar a categoria que desejada, da seguinte maneira:
- Primeira habilitação: poderá solicitar a categoria A (moto) ou primeira habilitação B (carro);
- Quem já possui habilitação: poderá adicionar a categoria A ou B, ou solicitar a mudança para a categoria D (van e ônibus) ou mudança para categoria E (caminhão e carreta).
Atenção a essa etapa, pois não será possível alterar a categoria escolhida. Agora os solicitantes deverão aguardar o resultado, que está previsto para ser divulgado no dia 11 de novembro, a partir das 12h, no site do Detran.