As fraudes e golpes envolvendo o novo pagamento instantâneo Pix têm aumentado significativamente, o que provocou até mudanças por parte do Banco Central. O maior problema é que os bancos não se responsabilizam e, na maioria das vezes, os valores perdidos por meio de fraudes são impossíveis de serem ressarcidos.
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Pensando nisso, o Banco Santander já anunciou que, nas próximas semanas, lançará um seguro para o ressarcimento de seus clientes. O banco ainda não detalhou como funcionará o seguro e quais as políticas e critérios que o regerão. Mas nas próximas semanas o Santander deverá anunciar a novidade já com todos os detalhes para os seus clientes.
Não ficou ainda explicado se o seguro atenderá só clientes do respectivo banco ou será mais abrangente para quem quiser aderir mesmo sendo de outra instituição bancária. O “modus operandi” deverá seguir o mesmo empregado para cartões de crédito, que em cartões mais básicos custa atualmente R$ 7,99.
Em entrevista para o Valor Econômico, o diretor de Negócios Digitais do Santander, Geraldo Rodrigues Neto, afirmou que a instituição sabe que existem muitos casos de transferência do Pix que são realizadas sob coação.
Diante disso, o Banco Central tomou algumas atitudes, mas que o Santander, também, proporcionará um seguro que deve cobrir prejuízos dos usuários do sistema de pagamento do Pix. Buscando cada vez mais aprimorar a política de segurança do banco, o Santander deverá lançar outros dispositivos.
O diretor ainda anunciou que, em breve, será lançado o sistema de biometria facial para reforçar a autenticação das transações. Quando ocorrer, por exemplo, de um horário não habitual do cliente for solicitado um Pix o dispositivo pedirá a autenticação biométrica facial.
Mas existem muitas outras situações que o sistema entende não ser comum e pode solicitar essa confirmação.