O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) pretende implantar algumas melhorias quanto ao seu atendimento pelo Brasil. Durante o mês de outubro, estarão disponíveis serviços para solicitar benefícios no cartório, como salário-maternidade ou pensão por morte.
- Aulas 100% presenciais são retomadas na rede estadual da Bahia
- Salário mínimo em setembro deveria ser de R$ 5,6 mil, informa Dieese
O projeto terá duração de 30 dias e estará disponível em sete cartórios do país. A iniciativa tem objetivo de identificar as dificuldades no processo e, a partir disso, fazer reajustes e melhorias nos serviços.
INSS permite pedidos de benefícios em cartórios
O projeto piloto vai trazer comodidade e agilidade aos cidadãos, principalmente naqueles municípios que não possuem agências do INSS. O objetivo é que a população possa fazer pedido de benefícios nos cartórios de Registro Civil, que somam 7.650 unidades distribuídas por todo o país.
O INSS tem pouco mais de 1.500 agências no Brasil. Dessa forma, a intenção é facilitar o acesso aos serviços para a população que vive longe de uma unidade do Instituto Nacional do Seguro Social.
“Com isso, a tendência é que as pessoas que têm que se deslocar de uma cidade para outra ou pedir a ajuda de terceiros para seu requerimento de benefício, seja simplificado o processo e eles não precisem passar por essas alternativas”, avaliou Alessandro Roosevelt, diretor de benefícios do INSS.
Durante a realização do teste de 30 dias, serão avaliadas as dificuldades e analisados os aperfeiçoamentos que podem ser realizados. Após o término, todos os dados serão verificados pelo Conselho Nacional de Previdência Social, que definirá se o atendimento em cartórios será implantado em todo o país.
Com o procedimento realizado no cartório, a partir do requerimento do benefício, ele vai ficar pendente até que o servidor do INSS analise a possibilidade de agendamento.