Estar negativado compromete a vida financeira de maneira considerável. Afinal, o crédito pode ser bem-vindo em situações de extrema urgência e até na realização de alguns de nossos sonhos. Mas como é possível saber se você está negativado?
- Consumo de energia: bônus para redução voluntária já está valendo
- Ingressos do Rock in Rio começam a ser vendidos
De acordo com dados atualizados no mês de maio pela Serasa, cerca de 62,5 milhões de pessoas estão negativadas, o que acumula um total de aproximadamente R$ 249,6 bilhões em dívidas. Isso representa uma média de R$ 3.937,98 por pessoa.
É importante que o cliente tenha ciência que a lei do consumidor obriga as empresas a notificarem o cliente de que estão protestando contra a dívida. Também é necessário informar a data em que a pessoa vai ser negativada. Todavia, nem todos são alertados e sequer sabem que estão com nome sujo.
Como saber que estou negativado pela internet
Para realizar a consulta, o cliente precisa acessar alguma página especializada em proteção ao crédito, sendo a da Serasa a mais comum e confiável. O passo a passo ocorre da seguinte maneira:
- Entre na plataforma da Serasa com seus dados de login;
- Já dentro da plataforma, clique em “Consultar CPF grátis”;
- Em seguida, informe CPF e a senha cadastrada;
- Vá até “Meu CPF” e, dentro dessa funcionalidade, aparecerá se você se encontra negativado.
O que fazer para voltar a ter o nome limpo
Ao identificar a dívida, é fundamental averiguar se existe, na própria plataforma, alguma proposta de negociação. Caso não tenha, entre em contato com a empresa e busque a negociação.
Nesses casos em que o nome já entrou no rol de devedores, a maioria das empresas oferecem descontos para quitação da dívida, seja pelo próprio Serasa ou na negociação direta.