O Vale Gás de SP é um programa lançado pelo governo de São Paulo que deposita dinheiro para que as pessoas hipossuficientes possam comprar botijão de gás de 13 kg, tipo GLP. Ainda existem beneficiários que foram contemplados no programa e não sabem. Veja na matéria como consultar e saber se você é um dos inscritos.
- Minirreforma trabalhista, que afeta FGTS e INSS, pode voltar a ser discutida
- Valor do salário mínimo em 2022 deve afetar benefícios do INSS; veja previsão atualizada
Na época do lançamento, o governador do estado, João Doria (PSDB), chegou a apontar que esta seria uma das mais relevantes medidas tomadas pela administração pública. “Este é um dos mais importantes programas que nós já lançamos aqui, porque muda a vida de muita gente. Quem não tem sabe o que é ter um botijão de gás para atender a uma família durante dois meses”, disse no discurso de apresentação do Vale Gás SP.
Como saber se tenho direito ao Vale Gás SP?
Antes de consultar, veja primeiro se você faz parte do grupo de pessoas que têm o direito ao benefício. De acordo com o governo estadual, receberá as parcelas do Vale Gás em São Paulo quem cumprir os requisitos abaixo:
- Ser integrante de família inscrita no CadÚnico (sem Bolsa Família);
- Possuir renda mensal per capita de até R$ 178,00;
- Fazer parte do Bolsa do Povo (programa do governo de São Paulo).
Como saber se estou inscrito no Vale Gás de SP?
Segundo o governo, a Secretaria de Desenvolvimento Social é a responsável pelas inscrições do programa. Os registros são automáticos, feitos a partir do banco de dados de São Paulo. A consulta deve ser realizada da seguinte maneira:
- Entre no site do Vale Gás;
- Vá na opção “Saiba se sua família foi inscrita no programa”;
- Em seguida, uma nova página abrirá forma automática, redirecionando para o site do Bolsa do Povo;
- Lá, será requerido que a pessoa informe o NIS (Número de Inscrição Social);
- Por fim, clique em “Pesquisar”;
- Se todos os passos foram feitos de forma correta, você saberá se está ou não inscrito no programa.
Vale lembrar que o Vale Gás SP faz parte do Bolsa do Povo e pagará três parcelas de R$ 100 aos beneficiários. Os pagamentos começaram em julho e vão até dezembro de 2021. A cada dois meses, um repasse é feito. O dinheiro só pode ser utilizado na compra do botijão de Gás.