O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) ganhou duas versões da prova em decorrência da pandemia da COVID-19. Só que, a partir dos próximos anos, as avaliações virtuais serão mantidas; pelo menos até 2026. Lembrando que a edição do Enem 2021 será realizada nos dias 21 e 28 de novembro.
- Como será possível pedir microcrédito de até R$ 3 mil pelo Caixa Tem?
- Qual é a personalidade de cada signo do Zodíaco?
As provas que podem ser feitas pelos estudantes nas versões impressa ou digital, ainda, deixam muitos candidatos em dúvida. Por isso, é importante saber qual a melhor modalidade. O Ministério da Educação (MEC) disponibilizou, para a edição do Enem deste ano, 101.100 vagas para realização das provas na versão digital.
Prova do Enem na versão digital
Existem algumas diretrizes e procedimentos para participação no Enem 2021 digital. Conforme os editais, são os seguintes:
- Enem 2021 digital é exclusivo para estudantes que estão concluindo o ensino médio em 2021 ou que já concluíram o ensino médio;
- Antes do participante efetuar a inscrição, deverá ler o edital, os anexos e os atos normativos para ter certeza que aceita todas as condições nele estabelecidas e que preenche todos os requisitos exigidos;
- Enem 2021 digital só será realizado nos locais autorizados pelo Inep. O estudante deve comparecer ao local de prova determinado pelo Inep para realizar o exame. Ele não poderá fazer as provas em um computador particular;
- Estudante que fizer a opção por se inscrever no Enem 2021 digital, de acordo com a disponibilidade de vagas, não poderá se inscrever na edição do Enem 2021 impressa. Depois de fazer a inscrição, não poderá mudar;
- A aplicação do exame será feita pela instituição contratada pelo Inep;
- As provas objetivas serão apresentadas e respondidas online;
- A redação deverá ser feita à mão, como no Enem impresso;
- A aplicação do exame do Enem 2021 digital seguirá o horário de Brasília (DF), com abertura dos portões às 12 horas e fechamento às 13 horas. Início das provas às 13h30.
Prova do Enem na versão impressa
O Enem sempre foi realizado na versão impressa. O candidato deve seguir as regras:
- Enem 2021 impresso as provas serão aplicadas em todos os estados e no Distrito Federal;
- Podem participar do Enem impresso qualquer pessoa, inclusive as pessoas que fazem como treineiros;
- A aplicação das provas será feita pela instituição aplicadora contratada pelo Inep.
O Enem 2021 terá quatro provas objetivas, com 45 questões cada prova, além de uma redação. As provas e a redação vão avaliar os conhecimentos nas áreas de ciências humanas, ciências da natureza, linguagens e matemática e uma redação. Elas serão realizadas nos dias 21 e 28 de novembro de 2021.
No primeiro dia do exame do Enem 2021, serão aplicadas as provas de linguagens, códigos e suas tecnologias, redação e ciências humanas e suas tecnologias. O tempo para realização do exame é de 5 horas e 30 minutos, que serão computadas a partir da autorização do chefe de sala para o início das provas.
No segundo dia, o exame do Enem 2021 trará aplicação das provas de ciências da natureza e suas tecnologias e matemática. A aplicação terá duração de 5 horas, também contadas pelo chefe de sala.