Os cursos online vieram para ficar, especialmente depois de que, devido à pandemia, professores e alunos perceberam que é possível ter aulas de qualidade mesmo a distância. Se você busca algum tipo de aprimoramento profissional, mas não tem como investir em cursos pagos, talvez a solução seja procurar por instituições que oferecem aulas gratuitas.
- Meu auxílio emergencial não está disponível no Caixa Tem. O que fazer?
- A Fazenda 13: famosos recusam convite para participar do reality
Esse é o caso da Fundação Getúlio Vargas (FGV), que tem mais de 130 tipos de cursos disponíveis. As aulas são direcionadas a 10 áreas do conhecimento, sem qualquer tipo de custo para quem se inscrever. A oportunidade é graças a uma parceria da instituição com a Open Education Global (OEG), uma empresa internacional feita para oferecer cursos e seus materiais didáticos.
Cursos gratuitos na Fundação Getúlio Vargas
Os interessados em ter acesso às aulas virtuais não precisam ter formação nas áreas disponíveis, mas a própria FGV informa que, em determinados momentos, haverá temas mais específicos.
Para que os inscritos tenham acesso a material de qualidade e conhecimento universal, a instituição ofereceu os cursos nas seguintes áreas:
- Liderança de Pessoas;
- Administração Pública;
- Marketing e Vendas;
- Economia e Finanças;
- Direito;
- Educação e Humanidades;
- Relações Internacionais;
- Tecnologia e Ciência de dados;
- Gestão de Setores específicos;
- Estratégias de Negócios.
A instituição também disponibiliza uma declaração de participação para os inscritos nas aulas. Nesse caso, será preciso passar por uma prova cujo intuito é avaliar o conhecimento que o aluno adquiriu com as aulas e o material de apoio, sendo que a nota necessária será de, no mínimo, 7,0 pontos.
A OEG trabalha com muitas instituições de ensino de todo o mundo e, desde 2008, a FGV integra a equipe de instituições que disponibilizam aulas e material didático gratuitamente, de forma virtual. Para se inscrever, acesse o site da Fundação.