O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) vai revisar cerca de 200 mil benefícios do auxílio-doença que podem ter sido liberados sem a realização de perícia. Os segurados que tenham adquirido o benefício sem perícia correm o risco de perdê-lo, caso sejam verificadas irregularidades na concessão.
- Mercado Livre abre inúmeras vagas de emprego no país
- Fecap libera 13 cursos online gratuitos; confira
Os benefícios que foram liberados no ano passado dispensaram a perícia devido às medidas de prevenção contra a COVID-19, que manteve as agências do órgão fechadas. Segundo o instituto, 3 milhões de solicitações de antecipação foram realizados em todo o país. Desse total, um milhão de pedidos foram autorizados e ainda existem 200 mil revisões em análise.
Durante a pandemia, os segurados que não fizeram a comprovação médica para solicitação do auxílio-doença receberam R$ 1.045 até que a perícia fosse realizada. Caso a revisão comprove que o beneficiário tem direito a um valor maior, serão repassados a diferença em atrasados.
Quanto tempo vai levar a revisão dos auxílios-doença?
Por hora, o INSS não informou um prazo para que as revisões sejam finalizadas. Em setembro do ano passado, o instituto já havia entrado em contato com 732.586 segurados por meio de cartas, avisando da revisão administrativa de benefícios com pendências documentais identificadas pelo Instituto.
Então, os beneficiários do auxílio-doença que estiverem com seu pedido de revisão pendente podem consultar o andamento do processo pelo site ou aplicativo do Meu INSS.
Para acessar essa informação, basta acessar o Meu INSS pelo aplicativo ou site, procurar pela opção requerimentos, selecioná-la e, em seguida, acessar a opção “Revisão de Auxílio-Doença com Documento Médico”.
Regulamentar a documentação do auxílio-doença
Os segurados que receberem o aviso de revisão do auxílio-doença tem o prazo de 60 dias para regularizar a documentação necessária. Isso é necessário para conseguir manter o pagamento regular do benefício.
Mesmo que a regulamentação possa ser feita presencialmente, o instituto aconselha os beneficiários a enviar a documentação pelo aplicativo ou site Meu INSS, no campo “Atualização de Dados de Benefício”.
Mas, caso o segurado prefira o atendimento presencial, ele deve ligar para o número 135 e selecionar a opção “Entrega de Documentos por Convocação”. Assim, será possível fazer o agendamento do atendimento na agência do INSS mais próxima de sua residência.