De acordo com o calendário de pagamento de benefícios do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social), o saldo deve constar até o quinto dia útil de cada mês. Contudo, pode acontecer de, ao tentar sacar o benefício, alguns contribuintes se depararem com uma mensagem informando que o valor está indisponível.
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O que pode ter acontecido? Um dos motivos para que o depósito do benefício não conste na conta são: falhas no sistema financeiro, não emissão do pagamento (por isso que ele se encontra indisponível para saque) ou devido a atrasos no processamento dos benefícios do INSS.
Solicitação pelo aplicativo Meu INSS
Nos casos em que o depósito do benefício do INSS não for deferido, o que fazer? Uma das opções é requerer o pagamento do auxílio por meio do aplicativo Meus INSS (que está disponível para aparelhos Android e iOS) ou no portal online.
Ao acessar o aplicativo em seu celular, faça o login e selecione a opção “Agendamento/Solicitações”. Depois, clique na opção “Novo Requerimento”, vá ao campo de pesquisa e digite “não recebido”. Em seguida, aparecerá a opção “Solicitar Pagamento de Benefício Não Recebido”.
Nas telas seguintes, o beneficiário deverá atualizar e/ou confirmar seus dados pessoais, de contato e outras informações. Esse passo também é muito importante! Então, confira os dados para garantir que não ocorra alguma divergência na análise ou na solicitação.
Depois de seguir todos esses passos, o aplicativo poderá informar ao segurado que o atendimento presencial seja necessário para a confirmação de alguma informação. Por fim, basta acompanhar o andamento da sua solicitação do benefício do INSS pelo aplicativo.
Depois de quanto tempo o benefício é recuperado?
Quando o valor do benefício do INSS é debitado normalmente, os segurados têm até 60 dias para realizar o saque do valor. Caso a retirada não seja efetuada, a instituição consignatária responsável pelo pagamento pode devolver o valor ao INSS.
Em caso de depósito não deferido, não há um prazo médio fixo para a regularização dessa situação. Depende bastante da natureza do problema e de quanto tempo o Instituto levará para analisar o caso. Então, assim que o segurado notar a irregularidade, o importante é realizar a solicitação o mais rápido possível.