O Governo do Estado do Ceará anunciou que vai retomar o programa Carteira de Motorista Popular, que é conhecido como CNH Popular. Serão emitidas 20 mil carteiras de habilitação, gratuitamente, para a população do Estado. O programa anterior disponibilizou carteiras nas categorias A para moto e B para carro.
No portal do Governo do Estado, o governador do Ceará, Camilo Santana, explicou que resolveu reativar o programa e ampliar o número de beneficiários. “Nos próximos dias, vamos lançar o novo programa de carteira (de motorista) popular. Desta vez, eu vou dobrar: 20 mil carteiras populares serão autorizadas em breve aqui no Ceará”, comentou.
Criação do programa de CNH gratuita
O programa Carteira de Motorista Popular foi criado em 2009, com o objetivo de possibilitar o acesso à primeira CNH para pessoas de baixa renda. Na época, as categorias estabelecidas no programa foram: categorias A (moto) ou B (automóvel).
Para os motoristas que receberam a categoria A, o Governo do Estado também concedeu um capacete, como garante a Lei nº 15.931 de dezembro de 2015, atendendo às exigências legais vigentes. O programa já forneceu carteiras para 139 mil pessoas em todo o Estado.