A pandemia da COVID-19 agravou ainda mais a crise econômica no Brasil. Já existem cerca de 14 milhões de desempregados, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Muitas dessas pessoas acabaram adquiriram dívidas. Para essas pessoas que estão com o CPF restrito no Serasa, é possível regularizar através da internet, por telefone ou nas agências dos Correios. Existem ofertas que podem ter descontos de até 90%.
- Vagas de emprego na Marfrig: mais de 50 oportunidades abertas
- Ainda não sabe se vai receber a 6ª parcela do auxílio emergencial? Saiba consultar
Depois de pagar a dívida, a Serasa informa que, em um prazo de até cinco dias úteis, o consumidor terá o CPF liberado e sem restrições. Caso contrário, é preciso entrar em contato com a empresa onde foi negociada a dívida. Importante reforçar que é obrigação da empresa credora solicitar a exclusão de dívida do cadastro de inadimplentes da Serasa Experian.
Como liberar o CPF restrito pela internet
Para limpar o nome e liberar o CPF, a pessoa que encontrasse endividada pode acessar o site do Serasa. Seguir os passos:
- Na primeira página, tem um link “Serasa Limpa Nome”. Nele, tem também a oferta de desconto de até 90% para negociar a dívida;
- Na página seguinte, vai conferir o valor da sua dívida e também escolher a melhor forma de pagar;
- Feito isso, o consumidor poderá gerar e imprimir o boleto;
- Pagando o acordo, o consumidor tem seu CPF liberado.
No portal Serasa, é possível esclarecer quais as dívidas que podem ser negociadas. A negociação pode ser feita em relação às contas negativadas ou atrasadas (não negativadas). Importante lembrar que dívidas que estão vencidas há mais de cinco anos não são negativadas, não sendo possível fazer negociação de protestos, cheques sem fundos e falências.
A negociação da dívida pode chegar a um desconto de até 90% para o consumidor. Existem mais de 50 empresas que estão com grandes ofertas. Na lista, estão os bancos, universidades, redes de varejo, redes de telefonia e empresas de recuperação de crédito, além de outros tipos de empresas que podem ser consultadas no site.
Como regularizar o CPF por outros meios
A Serasa também disponibiliza outras formas para que o endividado possa regularizar a situação e negociar da melhor maneira as dívidas e contas que estão em atraso. Após esse processo, o CPF do consumidor será liberado. Os outros canais de atendimento são:
- Através do WhatsApp Serasa, pelo telefone (11) 99575-2096. Basta enviar uma mensagem para esse número e eles entraram em contato;
- Através do telefone Serasa 0800-5911222. Uma pessoa dará todas as informações para quem deseja fazer os parcelamentos e acordo;
- Em uma das agências dos Correios também é possível fazer acordos e parcelas das dívidas. A pessoa deve levar CPF e um documento com foto. No balcão, é necessário pedir pelo serviço Serasa Limpa Nome. Lá, também serão gerados os boletos de pagamento.
Em todos esses canais de atendimento do Serasa (site, WhatsApp, telefone e agência dos Correios), você também poderá consultar o CPF para saber se tem alguma dívida em atraso que você não tinha conhecimento.