Neste último final de semana, dias 28 e 29 de agosto, ocorreu a aplicação das provas do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos – Encceja. Porém, as pessoas que não conseguiram realizar, por motivos de logística ou apresentou sintomas semelhantes à COVID-19, por exemplo, podem pedir reaplicação das provas.
- Gabaritos do Encceja são liberados pelo Inep; saiba como consultar as respostas oficiais
- Concurso Caixa: banca é contratada para organizar edital com mil vagas; confira os detalhes
Os interessados precisam estar, de fato, inscritos no Encceja e apresentarem a justificativa até sexta-feira, dia 03 de setembro de 2021. Muitas pessoas por conta de logística ou por apresentar sintomas de doenças infecciosas não puderam comparecer.
Esse foi o caso de Daniel Silva (22), morador de Carinhanha, interior da Bahia, que faria a prova do Encceja neste final de semana, mas perdeu a realização por falta de transporte para o local indicado. Ele, que trabalha como vaqueiro, busca concluir o ensino fundamental e pedirá a reaplicação das provas.
Reaplicação das provas do Encceja
As provas serão provavelmente reaplicadas nos dias 13 e 14 de outubro. Será fundamental justificar a motivação para o não comparecimento. É importante frisar que as justificativas contemplam não apenas COVID-19, mas outras infecções por doenças contagiosas, tais como:
- Coqueluche;
- Difteria;
- Doença invasiva por Haemophilus influenza;
- Doença meningocócica e outras meningites;
- Varíola;
- Influenza humana A e B;
- Poliomielite por poliovírus selvagem;
- Sarampo;
- Rubéola;
- Varicela.
Desse modo, o atestado médico será fundamental para pessoas que apresentarem a justificativa. Igualmente, é importante que, em casos de logística, o candidato acesse o site no sistema Encceja para descrever a motivação.
Edição 2020
Devido à crise sanitária provocada pela pandemia da COVID-19, a edição do Encceja 2020 foi realizada neste ano de 2021. Ao todo, 1,6 milhão de inscritos realizaram as provas.