Em muitos casos, o trabalhador que busca o benefício da aposentadoria do INSS recebe um valor menor do que deveria ou não consegue atualizar através de revisão. Isso pode acontecer, inclusive, pelo fato do beneficiário não saber que alguns documentos são fundamentais para esse processo.
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A documentação deve ser apresentada quando o trabalhador tiver a necessidade de provar o valor do seu salário junto ao INSS, tanto no primeiro pedido quanto na revisão. A palavra que define esse processo é atualização. Até porque, nos dois casos, é importante manter essas atualizações através de documentos expedidos pelo próprio INSS no ato de vínculo empregatício.
Documentos necessários para reajuste de aposentadoria
O primeiro passo é informar-se sobre a base de valores que promovam a aposentadoria e ter, junto a empresa que prestou serviço, comprovantes de pagamentos (holerites/contracheque), recebidos durante todo período.
Outro importante documento é o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged). Com ele, é possível comprovar quais foram os vínculos empregatícios e os respectivos valores recebidos. Também é interessante apresentar a Relação Anual de Informações Sociais (Rais), emitida pela empresa anualmente.
Avalie, na Carteira de Trabalho (CLT), se as mudanças de salários foram alteradas. As mudanças podem não estar presentes no documento e, desse modo, os valores tendem a ficar desatualizados. Abaixo, vamos elencar os principais documentos necessários para que você possa buscar a primeira aposentadoria com o valor que realmente contribuiu ou, ainda, pedir revisão.
Ficha Financeira da Empresa
Trata-se de um documento expedido pela contabilidade e que possui os valores salariais, comprovando, desse modo, quanto recebeu cada funcionário da respectiva empresa.
Carteira de Trabalho (CLT)
Ela é fundamental para demonstrar os reajustes salariais, mas é importante averiguar se, de fato, foram feitas as alterações.
Holerite
O holerite ou contracheque, como muitos conhecem, é um documento que pode comprovar quanto o trabalhador recebia. Outro fator importante é que ele consta até o valor descontado em contribuições, tais como: sindicais e do INSS.
Contratos de Trabalho Temporários
Muitas vezes, o trabalhador prestou um serviço por determinado tempo e, no contrato de trabalho firmado junto à empresa, é possível observar o valor do contrato. Uma coisa que muitos não sabem é que nessa modalidade, prevista em Lei, o valor do serviço prestado não consta na CLT.
Isso porque não existe a obrigatoriedade de assiná-la. Porém, as contribuições são necessárias e, desse modo, são contabilizadas.
Extrato do FGTS
Através do extrato do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço, é possível ter acesso aos repasses para contribuição. Esses valores constam no sistema e servem como base de cálculo para os reajustes ou primeira aposentadoria.
Rais
Este documento é a Relação Anual de Informações Sociais – Rais, emitido pela empresa. Inclusive, é por meio de seu envio que todo ano é feito o pagamento do Abono Salarial Pis/Pasep.
Basta solicitar junto à empresa ou pela internet.
Caged
O Cadastro Geral de Empregados e Desempregados, tal qual sugere o nome, é um banco de dados que comporta todos os empregados e desempregados. Para quem já se aposentou e busca revisão, estará incluído na lista de desempregados.
Mas se você ainda quiser pedir a aposentadoria, é só consultar entre os empregados. As informações comprovam os vínculos empregatícios. É possível consultar essa informação pela internet.