Os golpes se renovam todos os dias e, de tempo em tempo, surge uma nova modalidade, sejam elas pela internet e até mesmo por meio de correspondência. Os golpistas, agora, estão atuando com um novo golpe em nome da Receita Federal. Saiba que golpe é esse e como se proteger para não ser a próxima vítima.
- Como renovar CNH vencida por meio de aplicativo? Saiba aqui
- IEL anuncia mais de 2 mil vagas de estágio; bolsas de até R$ 2,5 mil
Os estelionatários utilizam-se do Imposto sobre Operações Financeiras para conseguirem depósitos e transferências de valores para suas respectivas contas. Eles enviam uma correspondência física (carta) aos endereços de pessoas que negociaram algum empréstimo ou financiamento junto a uma instituição financeira, com uma cobrança do respectivo imposto.
No documento, eles afirmam que, para o dinheiro da negociação ser liberado, será necessário realizar o pagamento via depósito. Muitas pessoas já caíram no golpe do falso IOF. Através do seu site oficial, a Receita Oficial dá algumas dicas para evitar que outros caiam no golpe.
Golpe sobre empréstimo e financiamento: como identificar
Inicialmente, é necessário perceber que não existe nenhum pagamento de tributo federal, incluindo da RF, que seja por intermédio de depósito. O imposto existe, de fato, mas é cobrado por meio de Documento de Arrecadação de Receitas Federais – Darf.
Outro fator que ajuda a identificar o golpe são os erros constantes de português nas cartas. Demonstrando, portanto, ser algo amador. A Receita Federal recomenda que, nesses casos, ao identificar o golpe, o cidadão realize a denúncia por intermédio da ouvidora.