A procura para saber se está inscrito no CadÚnico 2021 do Governo Federal é alta. A justificativa é simples, os programas sociais do governo são concedidos às pessoas consideradas vulneráveis financeiramente que, obrigatoriamente, devem fazer parte do Cadastro Único.
- Concursos Públicos: veja certames que abrem inscrições nesta semana
- 5ª parcela do Auxílio Emergencial: calendário deve sair nesta terça
Com a inscrição no CadÚnico 2021, é possível acessar benefícios como programa Bolsa Família, isenção de taxa em concursos públicos, tarifa social da energia elétrica, Programa Minha Casa Minha Vida e outros.
Como saber se estou inscrito no CadÚnico 2021?
Para saber se está inscrito no CadÚnico 2021, você deverá acessar o site do governo federal, onde é possível realizar uma consulta, ou por telefone, no número gratuito 0800 707 2003.
Além disso, por meio do aplicativo, que está disponível na Play Store e na Apple Store, é possível conferir se faz parte do programa.
Para se inscrever no Cadastro Único, é preciso atender aos seguintes requisitos:
- Renda mensal por pessoa de até meio salário mínimo R$ 522,50 (metade do salário mínimo);
- Com a renda mensal familiar total de até três salários R$ 3.135,00 (três vezes o salário mínimo); ou
- Com renda acima dessas, mas que estejam vinculadas ou pleiteando algum programa ou benefício que utilize o Cadastro Único em suas concessões.
O que é o Cadastro Único?
O registro do CadÚnico 2021 permite que o governo federal saiba como vivem as famílias de baixa renda no Brasil. O programa é operacionalizado pelas Prefeituras de cada município. É a partir delas que os registros são atualizados.
Por meio do CadÚnico 2021, você pode tentar participar de vários programas sociais. Cada programa possui suas especificidades, mas o primeiro passo é ter o cadastro regularizado. Confira quais programas podem ser acessados com o registro no Cadastro Único:
- Tarifa Social de Energia Elétrica;
- Programa Bolsa Família;
- Programa Minha Casa, Minha Vida;
- Aposentadoria para pessoa de baixa renda;
- Carteira do Idoso;
- Programa Brasil Carinhoso;
- Programa de Cisternas;
- Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI);
- Programa de Fomento às Atividades Produtivas Rurais;
- Carta Social;
- Passe Livre para pessoas com deficiência;
- Telefone Popular;
- Dentre outros.