O Ministério da Educação abriu as inscrições para o Sistema de Seleção Unificada (SiSU 2021.2). Os estudantes que fizeram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020 concorrerão as vagas oferecidas nas universidades públicas até a próxima sexta-feira (dia 06 de agosto de 2021).
- Petz compra 100% da empresa Zee.Dog por R$ 715 milhões
- Vacinação em São Paulo: Prefeitura vai vacinar pessoas com 25 anos
O SISU 2021.2 está oferecendo, nesse segundo processo seletivo, 60 mil vagas distribuídas em 1.932 cursos de graduação. Pode se inscrever o candidato que não zerou a prova de redação e não tenha participado na condição de treineiro. Ele usará a nota do Enem para fazer a inscrição no portal do SiSU.
O estudante também poderá escolher até duas opções de curso nas universidades públicas ofertadas em todo o Brasil. Sendo classificado na unidade de ensino superior que fizer a opção, de acordo com a nota e dentro das vagas ofertadas pelo curso, por modalidade e concorrência. Ele ainda pode fazer mudança de curso até 23 horas e 59 minutos, da próxima sexta-feira.
Para ficar entre os selecionados na modalidade escolhida de um determinado curso, com base no número de vagas e no total de candidatos inscritos, a menor nota será a de corte. Isso é uma referência para auxiliar no monitoramento da inscrição. Para o estudante acompanhar, a partir do segundo dia, o Sisu calcula e divulga, diariamente, a nota de corte para cada curso.
Como fazer a inscrição no SiSU 2021.2
Para se inscrever, o candidato deve acessar o portal do SISU. Importante lembrar que o acesso ao sistema de inscrição está sendo feito com Login Único do Governo Federal, mediante uma conta no gov.br. Quem não tem precisa criar uma conta. É preciso seguir as etapas:
- Selecionar opção fazer inscrição;
- O site direciona a outra página, entrar Com Gov.br (caso o candidato não tenha conta será encaminhado para uma nova página);
- Ao entrar é preciso atualizar as informações para que a instituição possa entrar em contato;
- Selecione Minha Inscrição e nela faça a opção de curso;
- Confirme sua inscrição, mas antes o candidato deve conferir todas as informações para evitar que dados errados sejam encaminhados.
SiSU 2021.2: calendário
O resultado do SISU 2021.2 será divulgado pelo Governo Federal no dia 10 de agosto e as matrículas serão realizadas de 11 a 16 de agosto. O MEC disponibilizou, no portal, as etapas e datas já definidas no calendário:
- Período de inscrições: 3 a 6 de agosto;
- Atualização da nota de corte: 4 a 6 de agosto;
- Resultado: 10 de agosto;
- Matrículas: 11 a 16 de agosto;
- Manifestação da lista de espera: 10 a 16 de agosto; e
- Convocação da lista de espera: 19 de agosto.