Muita gente esbarra com um problema sério e fundamental quando tenta realizar um empréstimo junto a alguma entidade bancária: score baixo. Porém, o Serasa acaba de anunciar que realizou mudanças na forma de aumentar o score daqueles que precisam urgente do crédito.
- Sem ganho real, inflação fará salário mínimo 2022 ter maior alta desde 2016
- Auxílio emergencial: trabalhadores nascidos em fevereiro podem sacar o benefício
Conforme especificado pelo Serasa, na nova política adotada para aumento do score de crédito, as contas que forem quitadas em dia serão influenciadoras na pontuação. Outro importante detalhe é que as dívidas antigas serão suavizadas na influência do aumento.
A lógica persiste em avaliar o hábito do consumidor, haja vista que, anteriormente, se observava a negativação, conforme explicado pelo diretor de produtos da Serasa, Lucas Lopes. Suponhamos que o indivíduo tenha diversas contas atrasadas em tempos passados, mas atualmente é fiel ao pagamento dos cartões e demais créditos. Nesse momento positivo, estes “hábitos” passam a contar no aumento do score.
O que é o score do Serasa?
Basicamente, o score de crédito é o avaliador das relações do consumidor com o mercado de crédito. Ou seja, sua capacidade de quitação de dívidas contraídas e a fidelidade com esses compromissos junto ao mercado. Muita gente tem o ingênuo engano de imaginar que o score está relacionado ao poder financeiro e isso não é verdade.
Alguém pode ter salários de R$ 50 mil a R$ 1 milhão. Todavia, pode não ser um bom pagador e, assim, seu score ficará baixo. O score tem uma escala de pontuação que vai de 0 a 1.000 e, tradicionalmente, o que é avaliado pode ser elencado nas seguintes situações:
- Pagamentos de contas em dia;
- Histórico de dívidas negativadas;
- Relacionamento financeiro com empresas;
- Dados cadastrais atualizados.
Esses fatores também são fundamentais para o aumento do score. Inclusive, agora é fácil para o cidadão acompanhar seu Score. Basta acessar o site ou baixar o aplicativo da Serasa. Portanto, o Score é um modelo estatístico para nortear as empresas na concessão de créditos ao consumidor.
O que é Serasa?
Diferente do que muitos pensam, Serasa não é um órgão governamental, pois trata-se de uma empresa privada. Já tem mais de 45 anos de mercado e atua na análises e informações para decisões de crédito. É uma empresa de estatísticas de crédito.
Serasa desenvolveu um banco de dados que comporta informações sobre dívidas vencidas e que não foram quitadas, levantamento sobre repasse de cheques sem fundos, protestos de títulos e muitos outros registros.
Atualmente, o Serasa oferece muitos outros serviços e tem ampliado cada vez mais, de forma tecnológica, produtos e serviços ao mercado.