Depois que a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) passou a ter versão digital, outros documentos relacionados ao trânsito e veículos se juntaram ao mundo digital. Agora, o Certificado de Registro do Veículo (CRV) e o Certificado de Licenciamento Anual (CLA) fazem parte da versão digital do Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo (CRLV-e).
Todos os documentos podem ser obtidos por meio do aplicativo Carteira Digital de Trânsito (CDT), disponível para sistema iOS e Android. A ideia é que daqui alguns anos só exista a versão digital, não sendo mais necessário ter o documento impresso.
Mesmo assim, quem quiser ter o documento impresso, poderá imprimir em formato A4. É preciso ficar atento ao QR Code. É ele que fará com que o documento impresso se torne válido no momento em que um policial ou outra autoridade solicitar para fazer uma averiguação.
O Detran pretende facilitar a transferência de veículos eliminando a burocracia e extinguindo a grande quantidade de papeis e documentos. Além disso, com as versões digitais, fica mais difícil de haver documentos falsificados já que todos estarão dentro de um sistema online.
Mais detalhes sobre CRV e CRVL
Vale ressaltar que a documentação em papel continuará valendo normalmente. Se a pessoa obteve o documento em dezembro de 2020, por exemplo, ela não precisará fazer outro para transferir para versão digital.
Já foi informado que o documento digital não irá custar mais. Ou seja, a documentação continuará com os mesmos valores. Além disso, pela versão não ser mais em papel, não será necessário obter uma segunda via no caso do CRVL, bastando a pessoa imprimir um novo.
Ao mesmo tempo, é preciso informar que no caso do CRV será necessária a solicitação de uma nova chave de acesso. O novo código não implicará em custos.