Com muitos países já imunizando a população, fica a expectativa do começo, aqui, no Brasil. Ao mesmo tempo, o debate sobre a vacinação contra o coronavírus vem tomando cada vez mais espaço na sociedade. Saiba o que pode acontecer caso você não tome vacina contra COVID-19.
STF diz que vacinação pode ser obrigatória
Apesar do Ministério da Saúde ainda não ter tido divulgado o calendário de vacinação contra a COVID-19, o STF (Supremo Tribunal Federal) afirmou que uma possível lei de obrigatoriedade da vacina, caso criada, é legal.
De acordo com a corte, a imunização não poderá ser forçada. Isso quer dizer que ninguém terá a vacina aplicada contra sua vontade. No entanto, está autorizado que quem não queria se imunizar sofra com punições e restrições como liberação de passaportes, utilização de transportes públicos, entre outros.
O que pode acontecer caso você não tome vacina contra COVID-19
Como informado, ainda não foi criada uma lei específica sobre a vacinação contra a COVID-19. No entanto, o Brasil já possui regras em relação a imunização com o objetivo de preservar a saúde das pessoas.
Sendo assim, podemos afirmar que quem não tomar a vacina da COVID-19 já poderá sofrer consequências nos seguintes quesitos:
Escolas e universidades
Em diversos estados e municípios é exigido que os estudantes tenham um cartão de vacina atualizado para poderem se matricular em instituições de ensino. Para menores de idade, a responsabilidade de apresentar a comprovação fica por conta dos pais. Por ser algo regional, a lei pode variar. Por isso, recomendamos que verifique a legislação de onde você vive.
Concursos públicos
A maioria dos concursos públicos exigem que o candidato apresente seu cartão de vacinação atualizado para poder tomar posse do cargo. Ou seja, quem não se imunizar contra a COVID-19 dificilmente conseguirá se tornar servidor.
Bolsa Família
Entre as regras do Bolsa Família está o fato de que a vacinação dos membros da família precisa estar em dia. Portanto, o benefício pode ser cortado caso a regra não seja cumprida.
Alistamento nas Forças Armadas
Para poder fazer parte das Forças Armadas, o indivíduo precisa estar com a imunização em dia. A vacinação é obrigatória para todos os militares da ativa. Quem não se imunizou possui um prazo para se regularizar.
Viagens internacionais
A maioria dos países ao redor do mundo exige que vacinas como a da febre amarela esteja atualizada para os visitantes. É bem provável que haverá exigência da imunização contra a COVID-19 no futuro.