Na última terça-feira (05/01), o Ministério da Educação (MEC) surpreendeu os candidatos que farão a versão impressa do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020, ao divulgar uma dica do tema de redação nas redes sociais.
No dia anterior, o MEC havia deixado uma caixa de perguntas na rede social para que estudantes mandassem as principais dúvidas sobre a prova.
Com isso, muitos candidatos pediram dicas sobre o tema da redação. O MEC respondeu “Spoiler? Eu não posso dar, mas segue uma dicazinha para vocês”.
Confira a seguir os posts feitos pelo Ministério da Educação:
Em anos anteriores, o MEC e o Inep também haviam divulgado dicas dos temas de redação do Enem nas redes sociais.
Já consultou o seu local de prova?
Para ter acesso ao Cartão de Confirmação de Inscrição no Enem 2020 acesse a plataforma do exame, na Página do Participante. Neste endereço, o candidato vai inserir seu número de CPF (Cadastro de Pessoa Física) e a última senha cadastrada na plataforma do Inep.
Depois de fazer o login, o estudante vai selecionar a opção “Local de Prova”, na lateral da página, abaixo do nome do candidato. Nessa aba, o participante consegue baixar o Cartão de Confirmação.
Na mesma página, o candidato consegue baixar e imprimir uma Declaração de Comparecimento ao exame, esse documento é para os participantes que precisam comprovar a sua presença no dia das provas. A declaração deve ser impressa e levada no dia de aplicação das provas para que o fiscal do Enem assine.
Enem 2020
A edição do Enem 2020 tem 5.783.357 inscrições confirmadas. A data prevista para aplicação dos exames presenciais (impresso) é os dias 17 e 24 de janeiro deste ano. A versão digital será aplicada nos dias 31 de janeiro e 7 de fevereiro.
As provas do Enem 2020 para Pessoas Privadas de Liberdade (PPL) estão marcadas para os dias 23 e 24 de fevereiro de 2021. A data prevista para a entrega do resultado das provas é no dia 29 de março.
O Exame Nacional do Ensino Médio que, geralmente, ocorre no mês de novembro precisou ser adiado para o próximo ano por causa da pandemia de coronavírus. Ainda tendo em vista o estado de calamidade pública instaurado no país, quem não puder fazer a avaliação por causa do isolamento social terá nova chance. Esses poderão responder à prova nos dias 24 e 25 de fevereiro de 2021.